Foto: Divulgação

Filhote de peixe-boi com um mês de vida é resgatado em lago de Itacoatiara, AM

Um filhote de peixe-boi-da-Amazônia com 94 cm de comprimento e 15 kg foi resgatado, na manhã desta sexta-feira (8), pelo Comando de Policiamento Ambiental do Amazonas no lago do Tiritiri, no ramal do Piquiá, em Itacoatiara (município a 176 km de Manaus em linha reta).

Segundo estimativa de veterinários do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o animal tem aproximadamente um mês de vida e bom estado de saúde.

O filhote foi encontrado por moradores do entorno do lago Tiritiri na última quarta-feira (6). De acordo com o Comando de Policiamento Ambiental, os populares entraram em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Itacoatiara, que solicitou o resgate para o Comando.

Nesta sexta-feira, por volta de 11h, o peixe-boi foi resgatado e levado a Manaus, onde ficará aos cuidados da equipe veterinária do Inpa para tratamento.

Animal em extinção

O peixe-boi da Amazônia é considerado uma das espécies mais ameaçadas de extinção no Brasil. Segundo especialistas, as principais ameaças ao animal são a destruição do seu habitat e a liberação de mercúrio nos rios. A caça do peixe-boi é ilegal, mas, apesar da proibição, ribeirinhos caçam o animal para o consumo da carne. A espécie pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar até 450 quilos.

Por Vitor Gavirati

Fonte: A Crítica

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *