Filhote de peixe-boi é encontrado por moradores e resgatado por agentes ambientais em Óbidos, PA

Filhote de peixe-boi é encontrado por moradores e resgatado por agentes ambientais em Óbidos, PA
Filhote de peixe-boi é encontrado por moradores e resgatado por agentes ambientais em Óbidos — Foto: Ascom Prefeitura de Óbidos/Divulgação

Com pouco mais de um mês de vida, um filhote de peixe-boi foi encontrado sozinho por moradores da comunidade Maria Tereza, em Óbidos, no oeste do Pará, e resgatado por agentes ambientais na terça-feira (2).

Ao encontrar o filhote, os moradores entraram em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) que viabilizou o resgate. Uma operação foi montada para levar o peixe-boi em segurança até a sede da secretaria.

Animal tem pouco mais de um mês e está sob cuidados de agentes ambientais — Foto: Ascom Prefeitura de Óbidos/Divulgação

De acordo com a equipe que realizou o resgate, o animal está recebendo os primeiros cuidados e também sendo alimentado. Como se trata de um filhote, ele ficará aproximadamente seis meses sob os cuidados da Sema, antes de ser devolvido à natureza.

A Secretaria está verificando um local adequado para que faça a transferência do filhote. O peixe-boi deve ser levado para um sítio.

A espécie

O peixe-boi-amazônico é a menor espécie existente. Mede entre 2,8 a 3,0 metros e pesa até 450 quilos. Mesmo assim o tamanho impressiona e, por causa disso, ele passa uma imagem de poucos amigos.

Apesar da aparência, ele é dócil e bastante lento em seus movimentos. Talvez seja em razão destas características que este mamífero seja uma espécie vulnerável. E a razão para o risco de extinção também se apoia em alguns fatores como a caça deliberada (apesar de o peixe-boi ser protegido por lei desde 1967), a morte acidental em redes de pesca, o encalhe de filhotes órfãos e, claro, a degradação ambiental.

Como característica física, tem o corpo escuro e uma grande mancha esbranquiçada ou rosada no peito. Esta diferenciação, mais a ausência de unhas nas nadadeiras peitorais, é o que o distingue do peixe-boi-marinho e do peixe-boi-africano. Ele é também o único a viver exclusivamente em água doce.

Herbívoro, o peixe-boi-da-amazônia se alimenta de capins flutuantes e tem papel fundamental na cadeia alimentar e no ecossistema aquático da região onde vive. Ele controla não só o crescimento dessas plantas, como também, com suas fezes e a própria urina, fertiliza o solo das águas, contribuindo para a manutenção do ambiente.

Por Paulo Barbosa

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.