Peixe-boi foi entregue ao Ipaam, em Manaus. (Foto: Andrea Reis/Ipaam)

Filhote de peixe-boi é resgatado por pescadores em Urucará, no AM

Um filhote de peixe-boi foi encontrado por pescadores às margens do Rio Amazonas, no município de Urucará, a 261 km de Manaus. O mamífero, de apenas dois meses, estava ferido e sem a mãe. Ele foi encaminhado para receber cuidados na capital.

Segundo o funcionário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas) da cidade Maicon Alfaia, o resgate foi feito na terça-feira (5). Pescadores da comunidade Paraíso encontraram o mamífero e comunicaram o órgão.

“Depois de comunicarem a secretaria, foi feito o deslocamento até a localidade rural. No local, realizaram buscas para encontrar a mãe do filhote. Por conta dos ferimentos, decidimos trazê-la para Manaus”, explicou.

O peixe-boi fêmea tinha 1,05 metros e foi conduzido para o porto da Manaus Moderna, no Centro da capital. No local, o animal foi entregue para agentes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Do porto, o filhote foi levado para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. No local, uma equipe de biólogos realizou uma triagem no mamífero, que pesa 14 quilos.

Ele recebeu tratamento em ferimentos, alimentação e será incluído no de Programa de Reintrodução de Peixes-Bois da Amazônia, para ser reinserido ao habitat natural quando chegar à fase adulta.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.