Filhotes de macacos abandonados após ataque de cães são resgatados em Jaru, RO – Olhar Animal
Filhotes de macacos foram abandonados pelos pais ao serem atacados. (Foto: Rinaldo Moreira/G1)

Filhotes de macacos abandonados após ataque de cães são resgatados em Jaru, RO

Dois filhotes de macacos se perderam da família, que estava em uma árvore e foram atacados por cães de um ferro velho na Avenida JK, próximo ao Rio Jaru, em Jaru (RO), distante 290 quilômetros de Porto Velho.

Na fuga, os pais acabaram deixando os dois macaquinhos, que foram resgatados pelo dono do Ferro Velho e os entregou ao Corpo de Bombeiros.

O caso aconteceu esta semana e os Bombeiros repassaram os animais para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que providenciará uma instituição com estrutura adequada para os cuidados. Os filhotes receberam todo o carinho e até uma mamadeira foi comprada para eles.

Para serem alimentados, filhotes ganharam leite na mamadeira.

Ao G1, o cabo Maciel falou dos cuidados que a equipe teve com os bichinhos. “Nós pegamos, cuidamos deles direitinho e entramos em contato com os órgãos competentes. Agora estão entregues à Secretaria de Meio Ambiente, mas todo momento que estiveram lá no quartel procuramos cuidar da melhor forma possível”, disse Maciel.

Por não ter uma estrutura apropriada para o cuidado destes animais, o caso foi informado à Secretaria de Meio Ambiente, que mandou uma equipe com veterinário e o diretor de meio ambiente.

Em Jaru não há uma área adequada para que os filhotes possam ser soltos.

Depois dos exames serem realizados e de verificação na mata próximo ao Rio, a equipe decidiu entrar em contato com instituições que possuem estrutura adequada para cuidar destes animais.

“Aqui no município nós não temos estrutura para receber e manter estes animais, sendo assim, o próximo passo é procurar um instituição em Ji-Paraná ou outra cidade, que possa recepcionar e dar o tratamento necessário a eles”, disse Cleverson Barbosa, representante da secretaria.

Dono do ferro velho e cabo do Corpo de Bombeiros com os filhotes no colo.

Até o fechamento desta matéria, ainda não havia sido divulgado a instituição que os filhotes serão entregues.

 Por Rinaldo Moreira 

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.