Fiscais apreendem 14 pássaros silvestres em cativeiro na zona Sul de Boa Vista, RR

Fiscais apreendem 14 pássaros silvestres em cativeiro na zona Sul de Boa Vista, RR

Quatorze pássaros silvestres mantidos em cativeiro foram apreendidos nesta quarta-feira (29) pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente em uma casa no bairro Calungá, zona Sul de Boa Vista.

Todos foram encontrados individuais. O tutor foi multado no valor de R$ 500 por cada ave apreendida, somando R$ 7 mil.

Entre os pássaros apreendidos estão um periquito-de-bochecha-parda, três saíras-amarelas, dois sabiás-gongás, quatro cardeais-da-amazônia e quatro patativas-do-bico-amarelo.

As aves foram encontradas por inspetores da Divisão de Fiscalização, após denúncia, segundo informou a prefeitura.

Os 14 pássaros apreendidos serão entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama.

No Cetas, é feita a identificação, triagem dos animais e prestados todos os cuidados até que tenham condições de serem encaminhados para soltura ou para alguma modalidade legal que mantenha animais impossibilitados de soltura.

Conforme o superintendente do setor de Licenciamento Ambiental da secretaria, Robson Rodrigues Lopes, a legislação federal proíbe a manutenção de qualquer espécie de animal silvestre em cativeiro quando não autorizada.

Segundo ele, não é proibida a criação amadora de pássaros silvestres. Mas, para isso, o criador é obrigado a obter autorização do órgão ambiental competente.

Aves apreendidas foram levadas para o Cetas
Periquito-de-bochecha-parda foi uma das aves apreendidas em Boa Vista

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.