Fiscalização liberta cerca de 370 aves silvestres em Alagoas

Fiscalização liberta cerca de 370 aves silvestres em Alagoas
Pássaros de várias espécies típicas da Caatinga (Foto: Jonathan Lins/MP-AL)

Uma equipe da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco promoveu a reintrodução de cerca de 370 pássaros de várias espécies típicas da Caatinga ao seu habitat, no início da manhã desta sexta-feira (19), no interior de Alagoas.

Os animais haviam sido apreendidos em operações realizadas nas cidades de Arapiraca, Junqueiro, Palmeira dos Índios, São Sebastião e Teotônio Vilela. Além dos pássaros, foram libertados nove jabutis e duas serpentes.

Os animais foram resgatados durante os dois últimos dias de operação. Entre as espécies de aves libertadas estão Sabiá, Papa-capim, Galo-de-campina, Mané-mago, Jesus-meu-Deus, Garibalde, Xexéu de bananeira, entre outros encontrados no bioma típico do Sertão.

O nome da reserva natural que serviu de local de soltura foi mantida em sigilo para garantir que os caçadores não procurem a região na tentativa de recapturar os bichos.

“As pessoas podem criar animais silvestres, contanto que eles sejam de criadouros legalizados. A caça ilegal pode provocar um grande mal-estar para as aves e um desequilíbrio ecológico na região onde elas vivem, uma vez que cada espécie tem seu papel específico no meio ambiente”, explicou a médica veterinária Ana Cecília Lopes, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

Parte dos pássaros não ganhou liberdade nesta sexta porque precisou permanecer no centro de triagem da FPI para a devida reabilitação, a fim de que possa fortalecer a musculatura e, em seguida, ser introduzida à natureza.

As gaiolas apreendidas foram levadas para incineração.

FPI realizaou a soltura dos pássaros em Alagoas (Foto: Jonathan Lins/MP-AL)
Pássaros de várias espécies típicas da Caatinga foram libertados (Foto: Jonathan Lins/MP-AL)
Animais foram resgatados durante operação da FPI (Foto: Jonathan Lins/MP-AL)
Animais foram resgatados durante dois dias de operação (Foto: Jonathan Lins/MP-AL)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *