Formiga (MG) terá castração gratuita para cachorros e gatos

Formiga (MG) terá castração gratuita para cachorros e gatos

Cachorros e gatos de famílias carentes, de Formiga, serão castrados gratuitamente a partir de abril por meio do programa de castração resultado de parceria do Ministério Público com a Administração Municipal e Associações de Proteção Animal. Animais domésticos que não têm donos também serão castrados.

Detalhes sobre as castrações foram tratados em reunião ocorrida nesta quarta-feira, dia 7, na Prefeitura de Formiga. Participaram membros da Associação Protetora dos Animais de Formiga (Apaf), a secretária municipal de Meio Ambiente, Giovana Borges, e a coordenadora do Coodevida, Fernanda Pinheiro Lima. Representaram a Apaf, a presidente Márcia Alves, Cicero Barroso, Valeria Rosa Santana e Karla Daniela Garcia.

Ficou definido que as castrações serão realizadas em alguns bairros, por meio do castramóvel que atende a região. Segundo a presidente da Apaf, os agentes de saúde, que atuam nos Postos de Saúde da Família (PSF), irão fazer um levantamento para verificar quais famílias querem castrar seus cachorros e gatos.

Já os animais de rua serão selecionados e recolhidos pela Apaf e após as castrações eles ficarão em um lugar reservado para recuperação e serão cuidados por membros da Apaf.

As castrações foram garantidas por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público com a Prefeitura de Formiga. A Apaf tem uma cota de castrações e deverá atuar junto com a equipe do castramóvel no sentido de diminuir a população de animais domésticos que não tem lar.

Fonte: Tribuna de Minas

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.