Frente da Câmara Municipal do Rio arrecada ração para a Suipa

Frente da Câmara Municipal do Rio arrecada ração para a Suipa
Os cerca de 3200 cães abrigados pela Suipa consomem mais de uma tonelada de ração por dia (Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo)

Uma campanha organizada pela recém-formada Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara Municipal do Rio pretende arrecadar grandes quantidades de ração para ajudar a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (SUIPA). A organização, que depende basicamente de doações para alimentar e cuidar dos cerca de 4700 animais que abriga, está com falta de donativos. Lá, somente os cães (aproximadamente 3200) consomem mais de uma tonelada de alimento por dia. Esta é a primeira ação da Frente, criada na semana passada para servir de ponte entre organizações de proteção aos animais e a prefeitura.

— O crescimento desenfreado e sem controle de cães e gatos atrelado à falta de políticas e de ajuda para as instituições que cuidam desses animais é um problema quase epidêmico na nossa cidade — diz o vereador Célio Lupparelli (DEM), que preside a Frente criada na semana passada — Com esse grupo, pretendemos visitar os equipamentos públicos e privados da nossa cidade que cuidam de animais, identificar suas demandas, unir as pessoas que defendem essa causas e, assim, apertar a prefeitura com nossas propostas.

De acordo com o vereador, a primeira reunião da Frente contou com a presença de representantes de ONGS protetoras de animais, ativistas, um representante da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Animais, além de empresários e donos de lojas de rações e utensílios para cães e gatos — que não deixam de ser possíveis doadores da campanha. Lupparelli disse ainda que, neste primeiro momento de conscientização, o auxílio à SUIPA chegou ao debate como algo emergencial.

— A prefeitura do Rio não dá atendimento aos milhares de animais que estão por aí. Então quando eles são abandonados ou atropelados, por exemplo, o pessoal corre para a Suipa. Estamos sobrecarregados, recebendo poucas doações e nos virando para comprar, nós mesmos, rações e remédio para os bichos — diz João Queiroz, assessor da Suipa, que conta com 150 funcionários — A gente espera que a criação dessa Frente dê mais visibilidade e traga mais ajuda para a instituição. Queremos ser recebidos pelo prefeito Marcelo Crivella, que já se encontrou com diversas ONGs nesse ano, mas até agora não recebeu a Suipa.

Segundo Queiroz, uma liminar resultante de uma vistoria do Ministério Público definiu que a Suipa tem capacidade de abrigar 3 mil animais. De acordo com o assessor, para conseguir reduzir o número de abrigados (quase 5 mil) a Sociedade aguarda pelo auxílio da Prefeitura, que deve oferecer um local alternativo para abrigar o número excedente.

Para doar qualquer tipo de ração para a Suipa, basta entrar em contato com a Sociedade através do site (www.suipa.org.br), email ([email protected]) ou telefone (32978768).

Fonte: Extra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *