Gatos desaparecem e tutor suspeita de envenenamento, em Paranaíba, MS

O jovem disse que ainda não fez o boletim de ocorrência pois está juntando provas.

158
O animal encontrado morto chamava-se Menininha, e tinha aproximadamente dois anos de idadeO animal encontrado morto chamava-se Menininha, e tinha aproximadamente dois anos de idade - Arquivo Pessoal
O animal encontrado morto chamava-se Menininha, e tinha aproximadamente dois anos de idadeO animal encontrado morto chamava-se Menininha, e tinha aproximadamente dois anos de idade - Arquivo Pessoal

Três gatas desapareceram da casa do auxiliar de produção Julio Cesar Kawakita, 23 anos, morador da rua Joaquim Murtinho, área central de Paranaíba (MS). Dos três animais um foi encontrado morto, há duas semanas, ele suspeita que a gata tenha sido envenenada por vizinhos. Ele se mudou recentemente para o local há cerca de dois meses.

“Algumas pessoas que moram na rua há mais tempo me disseram que não podemos ter animal de estimação, pois tantos os gatos, como cachorros sempre somem ou aparecem mortos. Os vizinhos ainda me falaram que algumas pessoas não gostam e sempre dão veneno”, disse.

O sumiço, segundo ele, teria ocorrido há duas semanas durante o dia, e o animal morto foi encontrado a noite, no quintal de sua casa. Ele não estranhou o desaparecimento pois os animais sempre saíam para passear e voltavam.

O animal encontrado chamava-se Menininha, e tinha aproximadamente dois anos de idade. Já os animais que desapareceram eram Pérola de cinco anos e Toquinha de cinco meses.

“Eu sempre cuidei dos meu gatos com amor e carinho. Alguém maldoso fez essa crueldade”, disse.

O jovem disse que ainda não fez o boletim de ocorrência pois está juntando provas para levar até a Polícia e poder provar que a pessoa que ele suspeita teria cometido o crime. “Já tenho algumas fotos e relatos que me levam a acreditar que realmente é a pessoa que eu suspeito”, disse.

Para tentar amenizar a perda dos animais, Julio adotou outros três gatos e espera que os felinos não sofram com maus-tratos.

Lei

O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção de três meses a um ano e multa.

Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno, em seguida a orientação é registrar um boletim de ocorrência.

Por Talita Matsushita e Lucas dos Anjos

Fonte: JP News

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.