Gavião Carcará ferido é resgatado por equipe da Adema, em Aracaju, SE – Olhar Animal
O animal foi resgatado ferido (Foto: Adema)

Gavião Carcará ferido é resgatado por equipe da Adema, em Aracaju, SE

A equipe técnica da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) atendeu a mais uma ocorrência envolvendo animal silvestre na capital sergipana. Desta vez, um gavião carcará (Caracara plancus) foi encontrado por um morador nas imediações do bairro Jardins, Zona Sul de Aracaju.

Segundo a bióloga Aline Borba, o animal estava com um ferimento em uma das patas e precisou de um tratamento emergencial.

“O morador nos informou que um homem desconhecido estava passando carregando o animal nas mãos com uma das asas caídas. Ele achou a atitude suspeita e disse que iria entrar em contato com a Adema e com o Ibama. Então, o homem resolveu deixar o animal no local. O morador nos revelou que pediu ao proprietário de uma residência em frente para manter o animal enquanto entrava em contato com os órgãos ambientais para fazer o resgate. E, quando chegamos ao local, encontramos a ave dentro de uma gaiola”, relatou.

Borba conta que o carcará estava bem alimentado, contudo o ferimento despertou a atenção da bióloga. “Embora o animal não estivesse magro, o ferimento na pata esquerda já estava em processo de necrose. Então, imediatamente ele foi encaminhado ao Parque dos Falcões, no Parque Nacional Serra de Itabaiana, onde recebeu atendimento clínico e passará por procedimento cirúrgico e, infelizmente, terá esse membro amputado”, lamenta.

A bióloga explicou que esse procedimento será necessário para garantir a sobrevivência do animal. “Pela análise que fizemos, possivelmente a ave tenha sofrido uma picada de cobra e a amputação será a única forma de não expandir a circulação do veneno e, assim, aumente suas chances de vida”, acrescentou.

Fonte: Adema via Infonet

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.