Gratuita, campanha veterinária ‘CarnavAU’ visa prevenção de DSTs em animais em Manaus, AM

Evento é realizado pela Clínica Veterinária da Escola Superior Batista (Esbam) e acontece na próxima sexta-feira de 8h ao meio-dia, sendo voltado para a comunidade em geral e visando prevenir as DSTs em cães e gatos.

415
Gratuita, campanha veterinária 'CarnavAU' visa prevenção de DSTs em animais em Manaus, AM
O evento é gratuito e voltado para comunidade em geral que pretende levar seus cães ou gatos para uma consulta com um médico veterinário (Foto: Divulgação)

A Clínica Veterinária da Escola Superior Batista do Amazonas – CliniVet/Esbam (Conjunto Abílio Nery, rua Lauro Sodré, Adrianópolis, Zona Centro-Sul) vai realizar na próxima sexta-feira (24), a “Campanha CarnavAU – Prevenção DST em PET”, com o objetivo de levar prevenção e combate à doenças em animais domésticos.

O evento é gratuito e voltado para comunidade em geral que pretende levar seus cães ou gatos para uma consulta com um médico veterinário. O atendimento vai iniciar a partir das 8h da manhã e se estenderá até o meio-dia, sendo oferecido atendimento para cães e gatos, triagem, exame físico ginecológico, urológico, citologia aspirativa (exame para diagnóstico de TVT – Tumor Venéreo Transmissível) vacinação antirrábica e vermifugação.

A proposta da campanha é alertar a causa do TVT à comunidade e seus tutores (donos), de qual forma proceder na prevenção da doença. Lembrando que os diagnósticos podem ser feitos por meio dos sinais clínicos e exames histopatológicos.

O TVT é um tumor transmitido de cão para cão, com ou sem contato sexual. O coordenador de Medicina Veterinária da Esbam, José Allan de Araújo, alerta sobre o risco dos cães saírem para rua, pois os maiores casos de TVT estão em animais que vivem em lugares onde existam cães em maioria e sem cuidados essenciais, pois o risco do animal contrair a doença é maior devido ao contato que provavelmente haverá entre eles.

Por Paulo André Nunes

Fonte: A Critica 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.