Grupo de trabalho discute estratégias para proteção dos periquitos na av. Efigênio Salles, em Manaus

Grupo de trabalho discute estratégias para proteção dos periquitos na av. Efigênio Salles, em Manaus
Foto: Arquivo/AC

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) reuniu, nesta quarta-feira (29), os membros do recém-criado Grupo de Trabalho (GT) para discutir medidas e estratégias para proteção dos Periquitos-de-asa-branca (Brotogeris versicolurus) que revoam na avenida Efigênio Salles, Zona Centro-Sul de Manaus.

O GT foi criado como parte da estratégia da Sema de criação de políticas para garantir o bem-estar animal. Em 2014, 200 periquitos foram mortos por envenenamento criminal na avenida Efigênio Salles, o que causou revolta de grande parte da população em Manaus.

Os animais passaram a ser mais encontrados na zona urbana da capital a partir de 2011, e nos períodos de novembro a março utilizam as árvores da avenida para dormir. O periquito é uma espécie da várzea e estima-se que 12 mil pássaros passem pelo local.

De acordo com a assessora de Educação Ambiental da Sema, Dayse Campista, o grupo iniciará as atividades com a definição de uma estratégia viável para preservação da espécie. “Buscaremos medidas para diminuir o atropelamento e reverter esse quadro negativo de maneira educativa”, explicou.

Campanha educativa

Entre os encaminhamentos discutidos na reunião estão a promoção de campanha educativa para a conscientização da população, placas para redução de velocidade na avenida, além da manutenção das árvores através de podas frequentes.

Órgãos integrantes

O grupo de trabalho é coordenado pela Sema e conta com a participação de representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia da Câmara Municipal de Manaus (Commaresv), Wildlife Conservation Society (WCS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Caama/Aleam), Condomínio Efigênio Salles e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Fonte: A Crítica

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.