Grupo se une para socorrer e tratar animais doentes das ruas de Jaru, RO

Ação voluntária é feita na cidade de Jaru. Oitenta voluntários já recolheram 60 animais doentes, cuidaram e colocaram para adoção.

205
Atualmente existem 13 gatos para adoção em Jaru (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)
Atualmente existem 13 gatos para adoção em Jaru (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

Um grupo de 80 voluntários se uniu há dois anos para resgatar e cuidar de animais doentes das ruas de Jaru, a 290 quilômetros de Porto Velho. Desde 2016, mais de 60 cães e gatos foram salvos, cuidados e medicados através da solidariedade. Após serem tratados, os animais são colocados para adoção do público.

Recentemente o grupo conseguiu a concessão para uso de um terreno durante três anos e assim os voluntários criaram o canil para abrigar os animais recolhidos das ruas.

Mesmo assim os integrantes enfrentam dificuldades financeiras para manter os cuidados dos seis cães e 13 gatos que estão recebendo tratamento no Instituto Vitória dos Animais (IVA), que foi criado através do projeto social.

Voluntária dá banho em cão abandonado em Jaru (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)
Voluntária dá banho em cão abandonado em Jaru (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

Ao G1, a presidente do IVA, Eliara Alves, disse que a despesa para manter o canil é o maior desafio e que esta acaba aparecendo no ‘caixa’, pois é decorrente do tratamento dos animais que serão disponibilizados para adoções, após estes serem castrados e terem as doenças tratadas.

“A gente vive de doações e temos despesas fixas de aproximadamente três mil reais por mês com veterinário”, disse Eliara.

Layla foi uma das cadelas que já recebeu atendimento dos voluntários de Jaru. O animal foi vítima de acidente de trânsito, recebeu todos os cuidados do IVA, mas teve uma das patas amputadas. Foi este detalhe que chamou a atenção da moradora Simone Soares, que viu a foto de Layla em uma rede social.

“Quando adotei ela já sabia que não tinha uma patinha, mas foi normal e hoje ela é a atração da casa”, declara Simone.

Atualmente o instituto tem para doação duas cadelas e 13 gatos. Os interessados podem acessar a página do IVA para terem mais informações.

Grupo conseguiu fazer canil em Jaru (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)
Grupo conseguiu fazer canil em Jaru (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

Por Rinaldo Moreira

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.