Índices de não comparecimento à Unidade de Saúde Animal Victória ultrapassam os 30% (Foto: JOEL VARGAS/PMPA/JC)

Hospital veterinário em Porto Alegre (RS) para animais de famílias carentes dispensa marcação via 156

A partir de hoje, os usuários dos serviços de atendimento clínico veterinário da Unidade de Saúde Animal Victória não precisarão mais registrar as solicitações para consultas pelo telefone 156. Os atendimentos serão realizados diretamente na unidade, localizada na estrada Bérico José Bernardes, 3.489, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Os interessados devem chegar às 13h para retirar a ficha de atendimento. Serão disponibilizadas 20 consultas. A exceção está nas quartas-feiras, reservadas a protetores cadastrados na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

A medida foi tomada porque, atualmente, os índices de não comparecimento à Unidade de Saúde Animal Victória, que começou a receber pacientes no começo de março deste ano, ultrapassam os 30%. A coordenadora da unidade, Viviane Diogo, acredita que esse índice deve ser reduzido a partir de agora. As regras para atendimento clínico, no entanto, não mudaram. Os tutores de animais domésticos deverão apresentar comprovante de residência em Porto Alegre, carteira de identidade e comprovante de inscrição no programa Bolsa Família.

O solicitante que comprovar se tratar de animal em situação de rua receberá ficha de atendimento mediante assinatura de um Termo de Responsabilidade, comprometendo-se a receber o animal após o atendimento, estando sujeito à fiscalização e punição caso o animal não seja de fato de rua. As solicitações trimestrais para castração, assim como denúncias de maus-tratos, continuarão sendo registradas via 156.

Fonte: Jornal do Comércio

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.