Centro cirúrgico do hospital veterinário público da unidade do Tatuapé (Alexandre Battibugli/Veja SP)

Hospital veterinário gratuito da zona oeste de São Paulo passa a cobrar por atendimento

Aberto no começo do ano, o hospital veterinário gratuito da Zona Oeste passará a cobrar pelos atendimentos. Trata-se do terceiro endereço do tipo inaugurado na capital, mas o primeiro sem convênio com a prefeitura – ou seja, é mantido apenas pela iniciativa privada e doações. A medida surge após uma “reestruturação financeira” da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP), principal mantenedora e atual gestora do local.

A cobrança começa no próximo dia 5. Os valores ainda não foram definidos, mas a promessa é que sejam preços populares, entre 20 e 30 reais. A administração será compartilhada entre a Anclivepa-SP e a entidade de proteção Ampara Animal.

O endereço de 380 metros quadrados faz atualmente cerca de 300 atendimentos por dia, que incluem consultas, cirurgias e exames. Fica na Rua Manuel Jacinto, 249, Vila Sônia.

Os outros dois hospitais veterinários do tipo da cidade, na Zona Leste e na Zona Norte, comandados também pela Anclivepa-SP e mantidos por verba municipal, seguem com atendimento gratuito até pelo menos o dia 31 de dezembro, quando vencem os contratos com a prefeitura. Se os documentos não forem renovados, os espaços têm futuro incerto.

Por Carolina Giovanelli

Fonte: Veja São Paulo

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.