Internautas denunciam venda de tartarugas pela internet

Internautas denunciam venda de tartarugas pela internet
Venda de tartarugas pela internet.

Quase 20 anos se passaram desde a criação da Lei de Crimes Ambientais e muitos brasileiros desconhecem seu conteúdo e suas sanções. Ainda é comum presenciar pessoas comercializando animais silvestres em feiras livres, sobretudo, no interior. Agora, esses mesmos comerciantes estão oferecendo animais em mercados online.

Denúncia recebida nesta segunda-feira, 8, pelo Alagoas24horas, mostra um perfil no Facebook oferecendo tartarugas em um mercado online. O vendedor não informou o valor, colocou apenas como localização a cidade de Teotônio Viela, no Agreste de Alagoas. O que chama a atenção é que há muitos comentários na postagem de pessoas interessadas em adquirir o animal, sem saber que se trata de crime ambiental.

De acordo com informações do tenente Rosivan do Batalhão Ambiental (BPA), casos como este são comuns aqui no Estado. No entanto, o flagrante da comercialização não é frequente. “Em casos como este nós acionamos a serviço reservado da Polícia Militar para que consiga chegar ao comerciante e possamos efetuar o flagrante”, disse.

O militar ressalta que nenhum animal silvestre ou animais que passem parte do ciclo em território nacional podem ser comercializados. ” Um exemplo são os pássaros de outros países que fazem pouso no Brasil. Estão inclusos na lista de animais silvestres: tartarugas, cágados, paca, tatu e uma série de aves”, ressaltou.

A pena para quem for flagrado comercializando um animal silvestres é de 6 meses a 1 ano de reclusão, mais pagamento de multa, conforme artigo 29 da Lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998.  Quem tiver denúncias, pode entrar em contato com o Batalhão Ambiental através dos telefones: 98833-5879 ou 3315-4325.

Fonte: Alagoas 24 Horas


Nota do Olhar Animal: Pelo que é possível ver na foto, os animais que estão sendo vendidos são na verdade jabutis.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *