Internautas são detidas após críticas a militar que atirou em pitbull em Araxá, MG

Internautas são detidas após críticas a militar que atirou em pitbull em Araxá, MG
Internautas são detidas após críticas a militar que atirou em pitbull em Araxá.

Três pessoas foram detidas neste domingo (21) em Araxá, no Alto Paranaíba, suspeitas de cometer crimes de calúnia, incitação e injúria na internet contra um policial militar que teria atirado em um cão da raça pitbull na noite de quinta-feira (18). Elas foram levadas à Delegacia de Polícia Civil, onde prestaram depoimento e foram liberadas.

O caso começou na noite de quinta-feira, quando o policial fazia patrulhamento pela Avenida Imbiara e viu o tutor do cachorro passeando com o animal. Contudo, segundo o militar, o pitbull não tinha focinheira e nem a coleira, que são obrigatórios segundo uma lei municipal, que prevê multa.

Segundo informações do Boletim de Ocorrência, ao ver que faltavam os itens, o policial deu ordem de parada para o dono do animal, mas o tutor soltou o cachorro e o incitou a atacar o policial. Em seguida, o homem saiu correndo e deixou no local um par de chinelos e um aparelho celular.

De acordo com a Polícia Militar (PM), ao ser atacado, o policial sacou um revólver e atirou contra o animal para se defender. O militar não ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para resgatar o cão e tentar encaminhá-lo a alguma clínica veterinária. Porém, a informação é de que todas as da cidade estavam fechadas. Ainda segundo a PM, como o pitbull foi baleado, estava agonizando e sofrendo bastante, foi quando o policial militar resolveu sacrificá-lo com outro tiro. A quantidade de disparos feitos contra o animal não foi informada.

A PM também não repassou dados do policial ao G1, por isso a reportagem não conseguiu obter outras informações.

Delegado Renato Alcino, da Polícia Civil (Foto: Reprodução/TV Integração)

Manifestação e comentários na internet

Na tarde de sábado (20), vários criadores de animais saíram às ruas a partir da Avenida Antônio Carlos para protestar afirmando ter sido violência exagerada por parte do policial contra o cachorro. As informações sobre o caso repercutiram na internet. Alguns internautas usaram páginas em mídias sociais para criticar a conduta do policial militar. Ainda segundo a PM, algumas afirmações feitas no ambiente virtual configuram crimes.

Por volta das 16h de domingo (22), uma jovem de 26 anos foi detida em casa, no Bairro Urciano Lemos, após postar mensagens com incitação ao crime e usando palavras consideradas como “de baixo nível” contra o policial. Uma hora depois, uma mulher de 50 anos foi detida no Bairro São Cristóvão após publicar mensagens consideradas de calúnia e quem poderiam denegrir a imagem do militar. Às 18h, a última pessoa a ser detida foi na Vila Guimarães, onde uma jovem de 22 anos postou conteúdo parecido.

As três detidas foram levadas para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram ouvidas e liberadas. De acordo com o delegado Renato Alcino, elas se disseram arrependidas. Mesmo assim, um inquérito foi aberto para apurar o caso. As três poderão responder à Justiça por incitação a crime, calúnia e difamação.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *