Anomalia no casco e deficiência nas patas chamou atenção de militares. (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Jabuti com anomalia no casco e deficiente nas patas é resgatado em Macapá; vídeo

Um jabuti com anomalia no casco e deficiente nas patas dianteiras foi resgatado na terça-feira (31) pelo Batalhão Ambiental. O animal foi encontrado em um terreno abandonado no bairro Jesus de Nazaré, em Macapá, por um carteiro, que acionou a Polícia Militar (PM) do Amapá.

Vídeo: Batalhão Ambiental resgata jabuti no bairro Jesus de Nazaré, em Macapá.

O Batalhão Ambiental informou que vai encaminhar o jabuti à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) – Revecom, localizada em Santana, a 17 quilômetros da capital.

O animal, mais conhecido na região como jabuti-carumbé, chamou atenção pela anormalidade no casco. O pesquisador Jucivaldo Dias, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), estuda espécies como essa e explicou que esse jabuti tem cerca de 4 anos, ou seja, está entrando na fase adulta.

A anomalia no casco, segundo Dias, pode ter sido provocada pela alimentação inadequada e deficiente. Como o animal vivia em um terreno abandonado, ratos podem ter o atacado e ferido as patas dele.

Ainda de acordo com o pesquisador, é comum animais como o jabuti serem criados em cativeiro e, depois que crescem, são abandonados e por isso ficam mais vulneráveis ao ataque de predadores.

Fonte:  Bom Dia Amazônia via G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.