Jumento preso a poste e debaixo de chuva causa indignação em São Luís, MA – Olhar Animal
Jumento preso a poste e debaixo de chuva causa indignação em São Luís, MA

Jumento preso a poste e debaixo de chuva causa indignação em São Luís, MA

Durante a tarde chuvosa em São Luís, uma cena chamou a atenção de quem passava por um trecho da Lagoa da Jansen. A cena de um jumento abandonado, debaixo de chuva, causou o sentimento de indignação em muitas pessoas.

Para uma das pessoas que presenciaram a cena, a situação é de revolta “Isso é primitivo. Uma pena cenas como essa em uma capital”, relata o gestor de marketing Vinícius Moreira.

Até o início da noite deste sábado (17), o animal continuava amarrado a um poste, debaixo de chuva.

A cena de animais abandonados por São Luís é cada vez mais frequente. O Imirante.com já divulgou diversas vezes cenas como essa.

Maus tratos contra animais é crime!

Legislação Municipal

O artigo 94 da Lei nº 1.790 de 1968 (Código de Postura do Município de São Luís) determina que é proibida a permanência de animais nas vias públicas. Ainda segundo a legislação municipal, os animais encontrados nas vias, ruas, praças, estradas, ou caminhos públicos serão recolhidos ao depósito da Prefeitura e devem ser retirados no prazo máximo dois dias, mediante pagamento, pelo seu proprietário, de multa e de taxa de manutenção respectiva. Não sendo retirado o animal nesse prazo deverá a Prefeitura efetuar sua venda em hasta pública precedida da necessária publicação.

Crime

Abandonar animal é crime. A Lei de Crimes Ambientais (Lei Nº 9.605 de 1998) determina pena de detenção de três meses a um ano, mais multa, para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. O termo abandono não está no artigo, mas o abandono é uma das condicionantes de maus-tratos, o que também caracteriza crime. Mas a legislação branda não intimida quem comete crimes contra animais e o meio ambiente. Entretanto, grande parte das infrações penais previstas na Lei de Crimes Ambientais possui pena máxima inferior a dois anos, devendo a instauração de Termo Circunstanciado de Ocorrências (TCO) ser considerada e a punição branda não coíbe como deveria a prática de crimes.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)?

Abandonar animais na pista é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com pena de 15 dias a seis meses de detenção, conforme artigo 164 do Código Penal. Segundo a lei, o responsável pelo animal deve arcar com os danos causados ao veículo atingido.

Recolhimento de animais

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) disponibiliza dois telefones para denúncias sobre casos de animais abandonados: (98) 98882-5152 e 98894-3487.

Fonte: Imirante


Nota do Olhar Animal: Lamentável que a legislação municipal de São Luís preveja a venda dos animais. Está na hora de um texto mais avançado, que proteja os animais do abate e de outros tipos de exploração, proibindo a tração animal na capital maranhense.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.