Jupará é encontrado morto no Bosque Municipal de Ouro Preto do Oeste, RO

Jupará é encontrado morto no Bosque Municipal de Ouro Preto do Oeste, RO

Um animal silvestre foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (28), nas dependências do Parque Bosque Municipal da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste. O bicho foi identificado como sendo um jupará, conhecido por macaco-da-noite.

Um pessoa que fazia caminhada pelo bosque deparou-se com o animal já morto. De imediato, acionou a equipe do Centro de Controle de Zoonoses, que foi até o local e confirmou que se tratava de um jupará, cujo nome científico é Potos flavus.

O médico veterinário Eder Nunes de Freitas, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses Municipal, informou que realizou uma busca pelo bosque e não localizou mais nenhum animal morto. Disse também que o jupará não apresentava sinais de lesão que pudesse ter causado a morte.

Eder explicou que o corpo do animal foi levado ao Centro de Controle de Zoonoses de Ji-Paraná para ser realizada uma necropsia onde serão coletados órgãos e posteriormente enviados a um laboratório em Porto Velho para diagnosticar a possível causa da morte do jupará.

Jupará

Possui semelhanças com o macaco. Por isso é conhecido por macaco-da-noite, e é parente próximo do quati e mão-pelada. Alimenta-se de ovos, carne, frutas, folhas e flores. Com tamanho médio de um metro, chega a pesar até 4,5 quilos. Em cativeiro (sempre licenciado, por força da legislação ambiental), é considerado um animal meigo, fiel, afetuoso e brincalhão.

Fonte: Tudo Rondônia

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *