Justiça suspende transferência de ursa do Zoobotânico de Teresina (PI) para santuário

Ação alegava que que animal era submetido a maus-tratos por altas temperaturas registradas de Teresina. Governo do estado nega que animal esteja em condições degradantes.

779
Ursa Marscha, atualmente no Parque Zoobotânico de Teresina (Foto: Reprodução / TV Clube)

O desembargador Jirair Aram Meguerian do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu, nesta segunda-feira (20), suspender a decisão que determinou a transferência da ursa Marsha do Parque Zoobotânico de Teresina para o Santuário Associação Mata Ciliar, localizado no município de Jundiaí, em São Paulo.

A ação que deu início ao processo foi movida pela Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA), alegando que o animal estaria sob maus-tratos devido às altas temperaturas registradas na capital piauiense.

“Considerando que a decisão determina a imediata transferência da ursa parda Marsha, bem como o risco ao animal será submetido em razão da viagem decorrente da medida liminar concedida em favor da autora/agravada, máxime em razão da distância entre as cidades de Teresina e Jundiaí, suspendo o cumprimento da decisão em questão, até ulterior deliberação sobre o pedido de antecipação dos efeitos da tutela recursal”, determinou o desembargador na decisão.

Ação judicial começou a partir de petição online

O caso teve início com uma petição online divulgada nas redes sociais pedindo a transferência da ursa. Segundo a CBPA, autora do abaixo-assinado, o animal estaria mal instalado e enlouquecendo por conta do calor.

De acordo com a presidente da CBPA, Carolina Mourão, o documento teve cerca de 200 mil assinaturas. “Biólogos que analisaram a situação foram clássicos na resposta que está na peça e a Justiça Federal determinou que ela seja retirada imediatamente”, informou a ativista.

O coordenador do zoobotânico de Teresina, José Renato Uchôa, rebate as acusações, alegando que o recinto de Marsha passou por inspeção do Ministério Público do Piauí e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e os órgãos determinaram que o ambiente em que a ursa é mantida é adequado.

VÍDEO: TRF derruba liminar que transferia Ursa Marsha para santuário em São Paulo

Por Lucas Marreiros

Fonte: G1

 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.