Leite de coco fresco

Leite de coco fresco

Ingredientes

  • 1 coco maduro (também chamado de coco seco) médio
  • 1 litro de água

Preparo

Abra o coco e retire a polpa. Você pode retirar a polpa com a ponta de uma faca. Tudo bem se na polpa estiver colado na parte escura e mais dura que fica entre a polpa branquinha e a casca. O leite será coado, então tudo bem.

Se você tiver a sorte de encontrar coco fresco ralado na feira, fazer leite será ainda mais fácil (peça uma quantidade equivalente a um coco, pra saber quanto de água utilizar). Aqueça meio litro de água até ficar quente, mas não muito (você ainda deve ser capaz de colocar o dedo na água sem se queimar).

O calor ajuda a extrair o máximo de leite da polpa, mas evite usar água muito quente por duas razões:

1- pra não prejudicar o copo do seu liquidificador, se ele for de plástico.

2-Pra manter o leite cru e preservar o sabor fresquinho e todas as propriedades nutricionais.

Coloque a polpa do coco, em pedaços ou ralada, no liquidificador e despeje a água quente por cima. Bata (tampe bem) durante 30 segundos. Use uma peneira fina, de preferência de metal, pra coar o leite, espremendo bem com as costas de uma colher.

Coloque a polpa de coco de volta no liquidificador, aqueça mais meio litro de água e repita o processo. Assim, com duas extrações, você obtém um leite mais encorpado e saboroso. Depois coar a polpa pela segunda vez coloque-a em um pano fininho, faça uma trouxinha e esprema bem com as mãos.

Esse passo é opcional, mas assim você extrai até a última gota de leite e não desperdiça nada. Descarte a polpa que sobrar ou use pra aumentar a quantidade de fibras em bolos e biscoitos.

Transfira o leite pra uma garrafa de vidro ou outro recipiente limpo e com tampa e conserve na geladeira. Rende um pouco mais de 1 litro e se conserva entre 3-4 dias na geladeira.

Fonte: Papa Capim

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.