Leite de soja

53
RECEITAS jeitoveg leitedesojaD

RECEITAS jeitoveg leitedesoja

Ingredientes

  • 1 xícara de grãos de soja sem lavar (uso das marcas Mãe Terra e Jasmine)
  • água filtrada

Preparo

Os grãos de soja não devem ser lavados, pois a soja possui enzimas que, quando em contato com a água fria, iniciam uma reação que produz compostos responsáveis pelo sabor desagradável do grão.

Para evitar que esse processo seja desencadeado, é preciso realizar o choque térmico antes de iniciar o preparo da soja. Para isso, ferva ½ litro de água, adicione os grãos de soja e deixe por 5 minutos após a nova fervura. Escorra os grãos e enxague-os em água fria.

Após o choque térmico, deixe os grãos de molho por 12 horas. Escorra os grãos e bata no liquidificador com 1 e ½ L de água quente (não fervente) por 5 minutos. É melhor dividir os grãos e a água pela metade e bater em duas porções, juntando-as ao final.

Em seguida, coe (coe primeiro com uma peneira e depois com um voal) e leve o leite ao fogo baixo até ferver. Se preferir acrescentar sabor, você pode adicionar durante a fervura do leite, cravo, casca de laranja, canela em pau ou baunilha, por exemplo.

Se quiser tomar o leite puro, acrescente uma pitada de sal e açúcar a gosto. Espere esfriar e guarde na geladeira por até 3 dias.

Rende de 1,2 a 1,4 litros.

Observação: O resíduo que sobra do leite de soja é chamado okara e com ele você pode fazer diversas receitas como hambúrguer e cookies, por exemplo.

Fonte: Jeito Veg

Mais receitas

{module [429]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Compartilhar