Moradores da Jatiúca denunciam matança de gatos por envenenamento em Maceió, AL

Maceió: moradores da Jatiúca denunciam matança de gatos por envenenamento

Moradores do bairro da Jatiúca, em Maceió, denunciaram a matança de gatos por envenenamento. A denúncia foi feita à Polícia Civil, ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e deve ser encaminhada ao Ministério Público do Estado (MPE). Os moradores pedem para que o poder público recolha os animais que foram mortos e tomem medidas para que os responsáveis pela matança sejam punidos.

De acordo com os denunciantes, moradores de uma quadra do bairro estariam incomodados com a presença dos animais e que, cansados de esperar pelo recolhimento dos bichos pelos órgãos responsáveis, resolveram “se livrar” dos animais usando veneno.

Em um dos depoimentos dados no 25º Distrito Policial (DP) os moradores relataram que avistaram gatos mortos nas garagens dos vizinhos e outros animais se debatendo. A advogada Larissa Valente informou que ainda socorreu dois animais que estão internados em uma clínica veterinária.

Envenenar e matar animais é crime

O responsável pelo envenenamento dos gatos na Jatiúca pode ser enquadrado em vários crimes como Crueldade contra Animais (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32). No caso da venda do chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal). Neste caso, a pena de reclusão é de 10 a 15 anos de prisão.

Nos envenenamentos intencionais, as maiores vítimas são os animais de rua e aqueles que, apesar de terem dono, têm acesso à rua. Os responsáveis pelo crime são geralmente pessoas que desejam se livrar dos animais sejam eles abandonados ou não, simplesmente pelo fato de se sentirem incomodadas. O conhecido “chumbinho” que, apesar de ser ilegal e ter sua venda proibida, é a arma mais utilizada para o envenenamento de cães e gatos. O produto é facilmente encontrado sendo vendido como ‘veneno para ratos’.

As estatísticas mostram que apenas um terço dos animais vítimas de envenenamento sobrevivem. É importante que, logo após o socorro ao animal, caso o dono saiba quem é o responsável pelo envenenamento, faça um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima.

Gatos estariam sendo envenenados por moradores da Jatiúca. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Por Thayanne Magalhães 

Fonte: OP9

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.