Machucados, galos são resgatados de rinha no bairro de Fátima, em Belém, PA

Cinco aves foram resgatadas, Donos do local foram autuados por maus-tratos.

103
Machucados, galos são resgatados de rinha no bairro de Fátima, em Belém, PA

A Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), desmontou, nesta terça-feira (7), um esquema de prática de rinha de galo durante a operação denominada “Funda”, realizada no bairro de Fátima, em Belém. Os agentes apreenderam cinco galos, da espécie Índio Brasileiro, que foram resgatados durante a ação.

No local, também foram encontrados alguns objetos usados durante as rinhas. Esses instrumentos agravavam as lesões das aves durante as brigas. Os dois proprietários da rinha foram conduzidos para a DEMA, para responder por maus-tratos.

De acordo com o delegado Luiz Galrão, que coordenou a operação, os suspeitos treinavam os animais e depois os obrigavam a participar de combates com outras aves.

“Os animais resgatados foram encontrados bastante lesionados e mutilados. As aves, ao final das brigas, ficavam bastante lesionadas. Muitas não resistiam aos ferimentos e acabavam morrendo, fato esse que caracteriza o crime de maus tratos”, relata.

Os irmãos proprietários da rinha foram enquadrados no artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais, por praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Os dois foram enquadrados em um Termo Circunstanciado de Ocorrência e depois liberados para responder ao processo na Justiça.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.