Mais de 20 animais foram capturados no mês de janeiro em cidade de Mato Grosso

168
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Em 22 dias do mês de janeiro, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) resgatou 25 animais em Rondonópolis. Segundo o BPMPA, os animais resgatados, na maioria das vezes, voltam para seu habitat, outros fogem. Os animais foram retirados em diversas situações: dentro das casas, em árvores e em risco.

As espécies de animais resgatados variam de acordo com o período do ano. Em período chuvoso, são mais comuns os resgates de serpentes, marsupiais, gambas e mamíferos. Já entre setembro e outubro, são mais frequentes os resgates de aves, que estão em fase de procriação, como as araras, papagaios, periquitos, que são os alvos mais escolhidos pelos traficantes.

Em Mato Grosso no ano passado o Batalhão prendeu 547 pessoas e aplicou mais de R$ 13 milhões em multas por crime ambiental. Também foram apreendidas 99 armas de fogo e 1.227 munições.

Balanço

De janeiro a dezembro de 2017 foram apreendidas mais de cinco toneladas de pescado e 1.137 unidades de material de pesca (anzóis, caixa de pesca, chumbada, espinhel, gancho, molinete, rede, tarrafa e vara). Parte desta apreensão aconteceu durante o período da Piracema, que iniciou em outubro de 2017 e encerrará em 31 de janeiro de 2018.

Recomendações

O Corpo de Bombeiros recomenda que em caso de animais em residência, o morador deve ligar para o 193 e não machucar e matar, nenhuma espécie.

Fonte: Cenário MT

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.