Mais de 20 gatos são achados mortos em casa de Salvador; 12 estavam vivos e foram resgatados

Mais de 20 gatos são achados mortos em casa de Salvador; 12 estavam vivos e foram resgatados

Vinte e cinco gatos foram encontrados mortos dentro de uma casa do bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador. Outros 12 estavam vivos e foram resgatados.

O caso ocorreu no sábado (27), quando o Corpo de Bombeiros Voluntários Brigada K9 entrou no imóvel após denúncia de vizinhos. O caso foi registrado na 6ª Delegacia (DT/Brotas) no domingo (28).

Os animais sobreviventes foram encaminhados para o abrigo Sítio Doce Lar, ainda no sábado. Conforme a dona do espaço, Constança Costa, o estado dos gatos encontrados ainda com vida era muito ruim.

“São gatinhos assustados, traumatizados. Eles estavam em um lugar muito sujo e uns estavam se alimentando dos restos mortais dos outros”, relatou.

Gatinhos após serem resgatados de imóvel em Salvador e receberem cuidados em abrigo. — Foto: Divulgação/Sítio Doce Lar

Segundo Constança, os vizinhos sentiram um mau cheiro e acionaram a brigada voluntária. Os bombeiros voluntários precisaram arrombar o imóvel.

“A casa estava toda lacrada com telas e cadeados. A gente até entende que uma pessoa que goste de gatos proteja a casa para que eles não fujam, mas o que a gente não entende é porque eles estavam abandonados, com fome e sem água”, contou.

Conforme consta no boletim de ocorrência, o imóvel é de um homem que não teve o nome revelado, mas estava alugado para uma mulher também não identificada. O G1 tentou, mas não conseguiu informações sobre o que a tutora dos gatos falou à polícia sobre o o abandono dos animais.

A dona do Sítio Doce Lar contou que os gatinhos foram para lá, depois que um amigo pediu ajuda no acolhimento dos animais.

“Um amigo que é veterinário e dono de uma clínica foi comunicado do caso e perguntou se eu poderia cuidar dos animais. Então recebemos eles. O gatil estava até desativado porque nós castramos e vacinamos os gatos, mas deixamos eles livres por aqui”, contou Constança.

Para arcar com os gastos dos animais, a dona do abrigo fez uma vaquinha online, onde descreveu todos os gastos que terão com os animais. “Todas as despesas estão detalhadas. A gente fez consulta por animal e recebemos ajuda da veterinária, mas os gastos são altos. Ao todo tenho 231 animais, são 170 cães. Tínhamos 49 gatos, mas com a chegada desses 12, estamos com 61 gatos”, explicou.

Gatos que foram resgatados de imóvel em Salvador já em abrigo. — Foto: Divulgação/Sítio Doce Lar

 

Um dos gatinhos que foi resgatado de imóvel com animais mortos na Bahia. — Foto: Divulgação/Sítio Doce Lar

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.