Mais de 220 cães são resgatados em canil no interior de Barão de Cotegipe, RS

Mais de 220 cães são resgatados em canil no interior de Barão de Cotegipe, RS

Na tarde de segunda-feira (25) a SOS Animais Erechim, juntamente com a Prefeitura de Barão de Cotegipe, Brigada Militar, médicos veterinários, voluntários e Unimal Clínica Veterinária, realizaram o resgate de vários cães em um canil de propriedade da Irene Konka, localizado na Linha 5, Km 3, no interior de Barão de Cotegipe.

Confira a publicação da SOS Animais em sua página no Facebook:

Podemos afirmar que nunca, em mais de 11 anos de trabalho na causa animal, vimos nada parecido. O local é horrível, péssimo, sem estrutura alguma e insalubre. Os cães eram vítimas de maus tratos, viviam sem água, comida, casinhas, no meio da sujeira, fezes e com pelos embolados. Sem contar o odor no local, extremamente forte.

Encontramos cães extremamente debilitados, magros, fracos, doentes, com bicheiras, não conseguiam nem parar em pé. Todos cães são muito assustados e medrosos, os quais precisarão aprender a conviver novamente.

Resgatamos cães sem raça definida, muitos de diferentes raças, que ela procriava e vendia os filhotes, de forma totalmente ilegal.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, por diversas vezes, foi oferecido ajuda a proprietária do canil, com ração, medicamentos, atendimento veterinário, castrações, adoções, mas ela nunca aceitou, sempre negou ajuda e nunca permitiu a entrada no local. Tanto é, que ontem só conseguimos entrar no canil decisão judicial.

Ontem, realizamos o resgate de 35 cães, os quais já foram encaminhados para a Unimal Clínica Veterinária para atendimento, exames, banho, tosa, castração, microchipados e depois estarão disponíveis para adoção responsável. Também, foram apreendidos dois pássaros silvestres. A proprietária do canil responderá criminalmente.

Ainda, temos muito para fazer, os resgates serão realizados aos poucos, pois precisamos de lares temporários e adoção responsável. Enquanto isso, os cães que permanecem no canil até serem resgatados, já estão recebendo todo apoio, acompanhamento, higienização, suporte e cuidados necessários. Toda ajuda é muito bem-vinda, assim que os cães estiverem disponíveis para adoção responsável, divulgaremos.

Fotos: SOS Animais

Fonte: Jornal Boa Vista

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.