Moradores de Alto Novo Parque estão preocupados com os casos de envenenamento (Foto: Roberto Duarte/ TV Gazeta)

Mais de 30 cães e gatos são mortos envenenados em bairro de Cachoeiro de Itapemirim, ES

Mais de 30 cães e gatos foram mortos envenenados no bairro Alto Novo Parque, em Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul do Espírito Santo. Os casos têm assustado os moradores do bairro, que pedem uma explicação para o que está acontecendo.

VÍDEO: Mais de 30 cães e gatos são mortos envenenados em bairro de Cachoeiro de Itapemirim, ES

A dona de casa Suely Figueiredo contou que o veneno foi jogado dentro da casa dela. “Fui varrer a varanda e vi um pedaço de linguiça. Abaixei para eu ver e estava cheio de chumbinho. Eu tinha prendido a cachorrinha na laje e felizmente ela não comeu”, contou.

Já a dona de casa Carla Correia não teve a mesma sorte. Ela guarda com saudade a foto da gata Pretinha. “Era tudo que a gente tinha. Chego a me emocionar de falar, porque a gente tinha amor e carinho. E simplesmente a pessoa que fez isso não sabe o quanto machucou a gente”, contou.

Esses não são casos isolados. Por todo o bairro, é possível ouvir casos sobre envenenamentos. “Já tive dois gatos e morreram envenenados. Arrumei outro gatinho e morreu envenenado”, contou Renata Xavier.

Além dos cães e gatos, há relatos de que mais de 20 pássaros foram encontrados mortos no bairro. “Primeiro começou com os cachorros e gatos, e agora com os passarinhos. A gente até achou que fosse uma doença, alguma coisa”, contou uma moradora.

“Está morrendo agora animal silvestre, que é gambá e passarinho. A gente fica muito triste, uma pessoa que faz isso não tem coração”, completou outra moradora.

Carla guarda com saudade a foto da gata Pretinha (Foto: Roberto Duarte/ TV Gazeta)
Carla guarda com saudade a foto da gata Pretinha (Foto: Roberto Duarte/ TV Gazeta)

Envenenar animais é crime, diz Polícia Ambiental

Segundo a Polícia Ambiental, envenenar animais é um crime ambiental. “Seria um crime previsto no artigo 32 da lei de crimes ambientais que diz praticar abuso ou maus tratos a qualquer animal se configura o crime. É feito um boletim de ocorrência e o infrator é encaminhado para a delegacia para que sejam instaurados os procedimentos e ele venha responder penalmente por essa conduta”, explicou.

Para fazer denúncias, o telefone da Polícia Ambiental de Cachoeiro de Itapemirim é (28) 3521-3358.

Por Marla Bermudes

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.