Mamãe pato que adotou dúzias de bebês continua pegando mais

Mamãe pato que adotou dúzias de bebês continua pegando mais

Algo bastante notável está em andamento nas águas tranquilas do Lago Bemidji, ao norte de Minnesota (EUA).

Foi lá que o fotógrafo Brent Cizek conheceu uma mãe incrível.

Mamãe pato que adotou dúzias de bebês continua pegando mais

Cizek visitava o lago no mês passado, e explorava locais para tirar algumas fotos da vida selvagem de seu pequeno barco, quando uma cena incomum apresentou-se a ele à distância.

Lá, remando nas ondas agitadas, havia uma enorme família de penas, maior do que qualquer outra que Cizek havia encontrado antes.

“Eu notei uma ave com uma tonelada de bebês, então liguei meu motor de pesca com força para investigar”, disse ele ao The Dodo. “Quando cheguei mais perto, notei que era um merganso (um tipo de pato), e fiquei impressionado com a quantidade de bebês que havia com ele.”

Cizek não conseguiu capturar nenhuma foto deles naquela época, temendo que perturbasse os patos se chegasse perto demais. Mas, um pouco mais tarde, ele os viu novamente, e seu obturador começou a trabalhar.

“Eu não senti que isso fosse algo que eu poderia experimentar novamente”, disse Cizek.

Na época, a mãe solteira aparentemente assumira o papel de mãe para cerca de 50 patinhos.

Mas parece que ela não terminou de adotar ainda.

Depois dessa reunião inicial, Cizek tem voltado ao Lago Bemidji para tirar mais retratos da família de patos. Acontece que houve algumas adições à família já imensa.

“Eu consegui sair várias vezes e encontrar a ninhada e, desde o primeiro encontro, ela pegou ainda mais, e agora tem um total de pelo menos 76 jovens com ela”, disse Cizek. “Ela deve ter recolhido esses bebês de outras mães. É difícil dizer se eles ficaram órfãos, ou se os bebês de outras crias apenas se juntaram a essa mãe.”

Em qualquer caso, esta mãe pata aparentemente tem muito espaço sob suas asas.

Fotos: BRENT CIZEK. – Foto de capa: WIKIMEDIA

Então, como os especialistas acham que uma família tão grande se formou? Bem, a  National Audubon Society pesou sobre essa questão:

“O merganso nesta foto provavelmente pegou várias dúzias de patinhos que foram separados de suas mães. Patos adultos não sabem quais aves são deles, e aves jovens perdidas que já gravaram a imagem de suas próprias mães começam instintivamente a seguir outro merganso qualquer porque se parece com sua mãe.”

Mas a melhor parte é, ela não apenas parece mãe para estes adotados. Dadas as circunstâncias, ela está agindo como uma mãe também.

Com sorte, todos os pequenos patinhos que esta supermãe assumiu crescerão fortes o suficiente para sobreviverem por conta própria. Enquanto isso, Cizek fica encantado ao ver e compartilhar sua experiência.

“Durante a semana passada, tentei acompanhá-los diariamente, e continuarei a fazê-lo”, disse ele.” A natureza é incrível e eu sempre adoro aprender sobre uma nova espécie, então mesmo que mais uma pessoa veja essas fotos e depois aprenda sobre elas, eu realmente acho isso ótimo.”

Por Stephen Messenger / Tradução de Fátima C G Maciel

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.