Matança de cães e gatos por envenenamento acontece em Monteiro, PE – Olhar Animal
Matança de cães e gatos por envenenamento acontece em Monteiro, PE; imagens fortes

Matança de cães e gatos por envenenamento acontece em Monteiro, PE

Os corpos dos animais foram recolhidos e escondidos na tentava de eliminar provas do envenenamento em massa

No ultimo sábado (04) um grupo de defensores de animais “Coração Pet” após denúncia se deslocaram até o lixão da cidade de Monteiro onde contataram 20 animais mortos por envenenamento.

No total foram encontrados 16 cães e 4 gatos mortos no local, outros ainda estavam agonizando quando a equipe chegou. Diariamente diversos animais são encontrados perambulando pelas ruas de Monteiro. Após o grupo de defensores de animais Coração Pet passar no local os corpos dos animais foram recolhidos e escondidos na tentava de eliminar provas do envenenamento em massa.

Câmara de Vereadores

O vereador Bião Nunes demonstrou sua preocupação com o bem estar da população e o respeito aos animais do município, solicitando através do REQUERIMENTO Nº 236/2016, solicitando o envio de um Projeto de Lei a esta Casa Legislativa, autorizando a construção de um canil em nosso município.

De acordo com Bião este canil municipal seria um lugar destinado ao alojamento dos animais com a finalidade de controlar a população de cães do município e a proliferação de doenças.

Através da construção deste espaço seriam aperfeiçoados a apreensão de animais soltos pelas vias urbanas, o controle reprodutivo de cães e o incentivo à adoção.

Saúde pública em risco

Cães já foram diagnosticados com Calazar canina (Leishmaniose Visceral) na cidade de Monteiro, um caso de Calazar em humano já foi confirmado no Cariri recentemente.

Matança de cães e gatos por envenenamento acontece em Monteiro; imagens fortes (7)

A Prefeitura

A Prefeitura de Monteiro emitiu uma nota na noite dessa terça-feira (07) informando que os mesmos são conhecedores do problema e tem ciência da gravidade do caso, em nota a prefeitura tenta ocultar as informações denunciadas nas redes sociais e diz está buscando uma solução mais não determinou data para a execução.

Confira a nota na Integra:

A Prefeitura de Monteiro, diante de informações veiculadas na redes sociais denunciando maus-tratos e extermínios a cães na área do Lixão, informamos que tão logo tomou conhecimento a prefeita Anna Lorena determinou que a equipe da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Infraestrutura se deslocassem ao local acompanhados de um médico veterinário para verificar in-loco a denúncia.

Conforme relato preliminar do médico veterinário Ricardo Morato, no local foram encontrados duas carcaças de cães, possivelmente mortos há vários meses e um gato com aparência de morte recente, cujo relatório oficial deve ser apresentado nas próximas 24 horas.

A Prefeitura de Monteiro informa que está atenta à estes casos de animais soltos na área urbana e pede a colaboração dos proprietários e responsáveis pelos animais, sejam eles de quaisquer espécies que estejam circulando no município, causando transtornos a população.

Informamos ainda, que o município está formalizando parceria com uma entidade privada para o acolhimento dos animais apreendidos pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, oferecendo condições para o bom trato destes animais caninos.

Ciente de um problema que envolve toda a sociedade, a prefeita Anna Lorena mantém o compromisso de continuar cuidando cada vez melhor de nossa querida Cidade e por isso é necessário o envolvimento de todos os setores da sociedade.

Monteiro, 7 de agosto de 2018

Prefeitura Municipal De Monteiro

Secretaria de Comunicação Social

Fonte: Portal TV Cariri

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.