Maurício Varallo

Editor, publicitário, ativista dos direitos animais desde 2001.

Ex-voluntário da ONG “Sociedade Animal”, em Florianópolis/SC, onde criou a primeira lista virtual do estado para a discussão sobre direitos dos animais.

Criador do site É O BICHO! em 2002, que propiciou o encaminhamento para adoção de milhares de cães e gatos resgatados do abandono e de outras situações de maus-tratos em Florianópolis/SC e região.

Fundador, em 2003, do Instituto É O BICHO!, em Florianópolis/SC, organização que presidiu por três anos.

Autor da então inédita Ação Civil Pública na Justiça Federal, em 2003, contra a Prefeitura Municipal de Florianópolis que, por decisão liminar, foi obrigada a interromper a matança indiscriminada de animais no canil público da cidade.

Realizador do primeiro seminário nacional sobre direitos animais, em 04 e 05/11/2005, o “1º Seminário É O BICHO! – Direitos do Animais”, ocorrido na sede da OAB/SC.

Proponente da criação do Dia Estadual de Proteção aos Animais em Santa Catarina, aprovada pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Lei Estadual nº 13735/2006), data comemorada anualmente em 28 de abril.

Realizador do Seminário Estadual de Proteção aos Animais na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em 2006.

Criador e coordenador da campanha “Chumbinho Não!“, pelo banimento da produção, venda e uso do aldicarbe, principal ingrediente deste veneno responsável por milhares de mortes de animais, humanos e não humanos, no país, que gerou a apresentação do Projeto de Lei 625/2007 ao Congresso Nacional. Campanha que colaborou pra a proibição definitiva da susbtância no país pela ANVISA.

Realizador do seminário “Animais em Circo: aspectos éticos e jurídicos“, na OAB/SP, em 2008, maior público já recebido naquela casa para um seminário.

Colaborador do Instituto Nina Rosa por três anos (2007/2010), participando da edição do livro “Vozes do Silêncio – Cultura Científica: ideologia e alienação no discurso sobre vivissecção” e do vídeo “Vegana“.

Criador e coordenador da primeira revista eletrônica sobre direitos animais do país, a Pensata Animal.

Criador do Olhar Animal, site em defesa dos direitos animais (ação política, promoção de adoção, divulgação do veganismo)

Criador da pioneira campanha pela implantação da 1ª Promotoria de Defesa Animal do Brasil, em São Paulo/SP, que resultou na criação do GECAP, em SP, e do GEDA, em SC.

Membro fundador da Sociedade Vegana.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *