Médico brasileiro faz passarinho voltar à vida após massagem cardíaca

873
Ele ficou 10 minutos tentando salvar o sabiá. (Foto: Facebook/Reprodução)
Ele ficou 10 minutos tentando salvar o sabiá. (Foto: Facebook/Reprodução)

Airton Aurino Fernandes, um médico brasileiro de 39 anos, virou notícia internacional após fazer massagem cardíaca em um passarinho e livrá-lo da morte.

O caso aconteceu no mês passado, segundo o site The Dodo. Ele e seus colegas viajavam para atender pessoas na zona rural quando o carro em que estavam quebrou na estrada. Airton seguiu a pé por alguns quilômetros até Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina, onde pararam para descansar em um refeitório.

Este é o Airton. (Foto: Arquivo Pessoal)
Este é o Airton. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesse momento, um pequeno sabiá passou voando por eles e despencou após bater na janela quando tentava sair do local. O médico correu até o pássaro para ver como ele estava e notou que não havia respiração.

“Ele estava morto“, disse Fernandes ao site. Ele se recusou a aceitar a morte do bichinho e tentou salvá-lo. “Tentei revivê-lo com massagens cardíacas e respiração boca-a-boca”, relatou.

Os procedimentos duraram cerca de 10 minutos, até que o sabiá acordou. “Graças à Deus, funcionou”, celebrou ele. “Fiquei surpreso e feliz!”.

Ele e seus amigos, então, levaram o pássaro até a área externa do refeitório e o ajudaram a levantar voo. Foi a primeira vez que ele fez massagem cardíaca em um animal. “Eu tenho um lema: devemos sempre estar atentos para ajudar nossos companheiros humanos, nossa fauna e nossa flora e conscientizar nossos filhos para que possamos sempre ter um mundo melhor. Depende da boa ação de cada um de nós”, garantiu ele.

Fonte: Hypeness

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.