Merengue

91
RECEITAS temperoalternativo merengue D

RECEITAS temperoalternativo merengue

Ingredientes

  • 3/4 xíc. de água do cozimento do grão de bico (ou a água do grão de bico em conserva)
  • 1/2 xíc. de açúcar de confeiteiro peneirado (ou açúcar branco)
  • 1 colher de chá de vinagre (usei de maçã), caso você usar a água do grão de bico cozido em casa
  • Essência de baunilha ou suco de laranja (opcional)

Preparo

Comece batendo a água do grão de bico na batedeira ou com um batedor elétrico em velocidade máxima, logo uma espuma branca irá se formar e o volume irá dobrar;

Quando estiver bem branquinho adicione o vinagre e umas gotinhas de essência de baunilha ou 1 colher de sopa de suco de laranja (opcional) e continue batendo;

Adicione o açúcar de confeiteiro ou branco já peneirado, continue batendo até a textura ficar como a de um merengue tradicional. Caso a consistência esteja muito líquida, adicione mais uma colher de chá de vinagre e bata mais um pouco.

NOTA

  • Quanto mais concentrada a aquafaba ser, mais consistente será o merengue. Depois de cozinhar os grãos separe a água e deixe em temperatura ambiente até esfriar ou leve a geladeira. Sua consistência irá ficar viscosa, caso isso não aconteça é porque a aquafaba deve estar muito aguada. Indico você a ferver até reduzir pela metade.
  • Se você pretende fazer suspiro é necessário adicionar cremor tártaro ao merengue, ele é responsável por estabilizar a mistura e fazer ela aguentar altas temperaturas.
  • Esse merengue durou um pouco menos de 24 horas na geladeira, depois disso começou a aguar. Para estabilizar e fazer durar mais tempo você pode utilizar o cremor tártaro.

OBS: Muitos se perguntam se o merengue tem gosto de grão de bico. Isso depende muito da concentração da água que você utilizar. Este não tinha gosto algum, mas se tiver, isso pode muito bem ser resolvido com a essência de baunilha ou com o suco de laranja.

Fonte: Tempero Alternativo (receita original de Joël Roesse)

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.