Merengue

Merengue

Ingredientes

  • 3/4 xíc. de água do cozimento do grão-de-bico (ou a água do grão-de-bico em conserva)
  • 1/2 xíc. de açúcar de confeiteiro peneirado (ou açúcar branco)
  • 1 colher de chá de vinagre (usei de maçã), caso você usar a água do grão-de-bico cozido em casa
  • Essência de baunilha ou suco de laranja (opcional)

Preparo

Comece batendo a água do grão-de-bico na batedeira ou com um batedor elétrico em velocidade máxima, logo uma espuma branca irá se formar e o volume irá dobrar;

Quando estiver bem branquinho adicione o vinagre e umas gotinhas de essência de baunilha ou 1 colher de sopa de suco de laranja (opcional) e continue batendo;

Adicione o açúcar de confeiteiro ou branco já peneirado, continue batendo até a textura ficar como a de um merengue tradicional. Caso a consistência esteja muito líquida, adicione mais uma colher de chá de vinagre e bata mais um pouco.

Nota

  • Quanto mais concentrada a aquafaba for, mais consistente será o merengue. Depois de cozinhar os grãos separe a água e deixe em temperatura ambiente até esfriar ou leve a geladeira. Sua consistência irá ficar viscosa, caso isso não aconteça é porque a aquafaba deve estar muito aguada. Indico você a ferver até reduzir pela metade.
  • Se você pretende fazer suspiro é necessário adicionar cremor tártaro ao merengue, ele é responsável por estabilizar a mistura e fazer ela aguentar altas temperaturas.
  • Esse merengue durou um pouco menos de 24 horas na geladeira, depois disso começou a aguar. Para estabilizar e fazer durar mais tempo você pode utilizar o cremor tártaro.

OBS: Muitos se perguntam se o merengue tem gosto de grão-de-bico. Isso depende muito da concentração da água que você utilizar. Este não tinha gosto algum, mas se tiver, isso pode muito bem ser resolvido com a essência de baunilha ou com o suco de laranja.

Fonte:

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.