Moradores 'boicotam' captura de cães de rua em Vila Verde, Portugal

Moradores ‘boicotam’ captura de cães de rua em Vila Verde, Portugal

Alguns moradores da rua Dr. Domingos da Silva Pereira, junto à Escola Secundária de Vila Verde, têm boicotado a captura de uma matilha de cães vadios que habitualmente vagueiam naquela zona.

As queixas partem da Associação Para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde (ADAAVV) que, em conjunto com o departamento veterinário da Câmara de Vila Verde, colocaram armadilhas para capturar os cães pertencentes à matilha, e que há anos habitam junto aos prédios daquela zona.

Segundo os voluntários da ADAAVV, este é um “problema que tem de ser resolvido, mas os moradores “não concordam com a captura”, nem tão pouco “se responsabilizam pelos animais”, apontando que as “diligências [de captura] são inviabilizadas por alguns moradores da zona”.

Em alerta, os voluntários pedem aos moradores que “não inviabilizem este trabalho e que, se possível, ajudem a capturar” e asseguram que “os animais recolhidos serão levados para o abrigo, as fêmeas serão esterilizadas e todos estarão para adoção responsável”.

No entanto, os voluntários admitem que o receio da população é fundado, indicando que o abrigo “está sobrelotado”. Segundo os mesmos voluntários, este é um problema “grave” e a associação está a “fazer um esforço para o resolver”.

Por Fernando André Silva

Fonte: Semanário V / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.