Moradores usam tartaruga morta para protestar contra lixo na Orla de Camburi, em Vitória, ES

Moradores usam tartaruga morta para protestar contra lixo na Orla de Camburi, em Vitória, ES

Moradores e frequentadores da Orla de Camburi, em Vitória, realizaram um protesto silencioso nesta sexta-feira (09), em razão da grande quantidade de lixo que surge nas praias da Capital durante e após cada período de chuva.

Vários itens encontrados na praia, como embalagens de produtos residenciais e até uma tartaruga morta, foram colocados lado a lado com a estátua do músico capixaba Maurício de Oliveira, ponto turístico da Capital.

A Secretaria da Central de Serviços da Prefeitura de Vitória informa que o recolhimento do animal foi realizado pelo Projeto Tamar. Além disso, reforçam que, com o objetivo de manter a cidade limpa e organizada, segue diariamente um cronograma de ações nas praias e em diversos pontos de Vitória.

Animal morto

Segundo Giovanna Cypriano Lage, Gestora de Projetos da CTA Meio Ambiente, a maioria das mortes de tartarugas marinhas está associada a ingestão de resíduos sólidos. Ela ainda ressalta que, após o recolhimento de qualquer animal morto, eles são registrados e encaminhados para a realização de necropsia.

Giovanna também alerta que, caso encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, pode-se acionar a Central de Emergências Ambientais da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ).

Fonte: Folha Vitória

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.