Morte de cadela após constatação de estupro causa revolta nas redes sociais

Morte de cadela após constatação de estupro causa revolta nas redes sociais
Anita, de apenas um ano meio, teria sofrido abusos, segundo a veterinária Josiane (Foto: Arquivo pessoal)

A morte de uma cadela da raça dálmata em Cantagalo, na Região Serrana do Rio, causou comoção e repercussão nas redes sociais nesta quinta-feira (13). A suspeita é que Anita, de apenas um ano e meio, tenha sido violentada sexualmente, segundo a veterinária Josiane Leitão Abreu.

A médica explicou que o cachorro morreu um dia após realizar uma cirurgia em sua clínica para tentar reverter o quadro clínico. Ela informou que a cachorrinha chegou à veterinária com o útero para fora e sem urinar.

“Eu tenho certeza absoluta que ela foi estuprada. Caso outro objeto tivesse sido introduzido nela, as lesões seriam diferentes”, disse a profissional, lembrando que este é o segundo caso que chega ao seu consultório com as mesmas características.

Veterinária, em Cantagalo, afirma que lesão na cadela foi provocada por estupro (Foto: Reprodução/Facebook)

A médica também falou sobre o histórico das agressões.

“Pelo o que os donos me falaram, a Anita vinha aparecendo com ferimentos há cerca de dois meses. Eles falaram que ela ficava presa no terraço durante a noite e, às vezes, escutavam barulhos mas nunca foram ver o que era. Eles estranhavam que ela aparecia fora da coleira e com ferimentos”, contou Josiane, acrescentando que a cadela também começou a apresentar comportamento estranho e medo na presença de vizinhos e outras pessoas.

Na internet, centenas de pessoas reagiram à publicação com comentários de revolta e indignação. A postagem da veterinária em uma rede social teve mais de 600 curtidas e 200 compartilhamentos, ao relatar a história de Anita.

Internautas expressaram revolta com o caso nas redes sociais (Foto: Divulgação/Facebook)

“Que horror, que covardia. Meu Deus, onde vamos parar com tanta monstruosidade. Tadinha desta cachorra, que sofrimento este bichinho passou”, comentou uma mulher. “Muito triste, infelizmente esses covardes não são gente”, disse outra.

De acordo com a veterinária, foi constatada que a bexiga do animal estava necrosada, o que desencadeou uma doença renal grave, com paralisia dos rins. “Ela estava urinando sangue. Passou bem pela cirurgia na quarta-feira, mas ontem teve duas paradas cardiorrespiratórias”, lamentou Josiane.

Ainda segundo a veterinária, os tutores da Anita não quiseram registrar o caso na delegacia por medo de represália.

O G1 entrou em contato com a presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB de Nova Friburgo. Monique Malhard informou que abuso de animais é crime previsto no artigo 32 da lei de Crimes Ambientais e a pena pode ser agravada quando os atos praticados causam a morte do animal.

“Infelizmente esse tipo de caso é mais comum do que se imagina e os donos ficam medo de registrar. Nós vamos procurá-los e conversar, tentar encorajar e dar suporte a eles. Quem tem que ter medo não são os donos, e sim, quem fez”, afirmou a advogada.

A reportagem tenta contato com os tutores do animal morto.

Por Juliana Scarini

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *