MP quer centro para recuperação de animais silvestres em Sergipe

Pelotão ambiental reclama de falta de local para levar animais.

442
MP quer centro para recuperação de animais silvestres em Sergipe
MP quer centro para recuperação de animais silvestres (Foto: Arquivo Infonet)

O Ministério Público Estadual (MPE) cobra de órgãos ambientais uma solução para os animais silvestres capturados pelo Pelotão Ambiental da Polícia Militar (PPAmb). Não há local adequado para tratamento e reabilitação dos bichos no Estado.

A ideia do MP, portanto, é que seja criado um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) na área de propriedade do Governo do Estado no Morro do Urubu, nas proximidades do Zoológico de Sergipe. A possibilidade foi discutida nesta quinta-feira, 13.

Os Cetas são unidades responsáveis por receber, identificar, avaliar e recuperar os animais silvestres obtidos por fiscalização, resgate ou entrega.

Fausto Leite, advogado da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), explica a utilidade do Centro. “Quando são resgatados saudáveis, estes animais são devolvidos a seus habitats naturais. No entanto, se forem encontrados abatidos ou feridos, precisam ser levados a um centro especializado, para que possam se recuperar”.

A implantação do centro depende de recursos do Governo do Estado, que alegou, na audiência, não ter condições financeiras para viabilizar o projeto. O tema voltará a ser discutida no mês de setembro, na Justiça Federal.

Por Victor Siqueira e Verlane Estácio

Fonte: Infonet

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.