Mula é atropelada, quebra a pata e precisa ser sacrificada em Assis, SP

Mula é atropelada, quebra a pata e precisa ser sacrificada em Assis, SP
Mula foi resgatada pela equipe da SEAMA na noite desta quinta-feira, 9

Na noite desta quinta-feira, 9, uma mula foi atropelada nas proximidades do Supermercado Amigão, na Vila Cláudia, em Assis.

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) esteve no local para fazer o recolhimento do animal, que teve a pata traseira quebrada.

Segundo o secretário responsável pela Pasta, Fábio Nossack, infelizmente o diagnóstico não foi positivo.

“A mula foi levada até o Posto de Monta da Prefeitura, onde um veterinário fez o atendimento. Infelizmente o diagnóstico para um equino desse tipo com pé quebrado é eutanásia, pois não há recursos disponíveis para manter o animal. Infelizmente a mula está sendo eutanasiada devido à gravidade do ferimento e isso demonstra o quanto é preciso ter responsabilidade com os animais. Entre essa quinta e sexta-feira, nós apreendemos cinco animais de grande porte que estavam soltos em via pública e seguimos atuando com rigor para evitar novos casos”, afirma.

A Lei Federal n° 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) prevê o abandono de animais como crime, com pena prevista de detenção de 15 dias a 6 meses, ou multa.

Mula foi resgatada pela equipe da SEAMA na noite desta quinta-feira, 9

Animal teve a pata quebrada e precisou ser eutanasiado.

Animal teve a pata quebrada e precisou ser eutanasiado
Animal teve a pata quebrada e precisou ser eutanasiado

Fonte: AssisCity / Fotos: Divulgação


Nota do Olhar Animal: Em santuários, cavalos, éguas, mulas, burros que quebraram a pata recebem cuidados e têm uma boa vida. Não “precisam” ser mortos. Essa lógica de matar o que não dá mais lucro e aquele para os quais “não há recursos para o tratamento” é a lógica da exploração dos animais. Muito menos esse extermínio pode ser chamado de “eutanásia”. É uma vergonha usarem esse termo para o que foi um assassinato. É um eufemismo que busca amenizar a imoralidade da ação de quem mata o animal. A eutanásia é uma atitude de caráter misericordioso e que atende aos interesses de quem a sofre, jamais os de quem a pratica. Se um animal não está em um estado de sofrimento IRREVERSÍVEL, não é eutanásia.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.