Mulher denuncia morte de animais após aplicação da vacina antirrábica em Maceió, AL

Mulher denuncia morte de animais após aplicação da vacina antirrábica em Maceió, AL

Uma cadela, de raça não identificada, deu à luz três filhotes sem vida e morreu, neste domingo (30), um dia após tomar a vacina antirrábica em Maceió. Por telefone, a dona do animal, que preferiu se identificar apenas como Denise, denunciou a Unidade de Saúde Dr. João Macário de Omena Filho, localizada no bairro Santos Dumont, de negligência no atendimento.   
De acordo com relato de Denise, a cadela recebeu vacina na tarde do sábado (29). No outro dia, ela acordou doente e foi preciso fazer uma cirurgia cesariana para retirar os filhotes, apenas um dos quatro nasceu com vida.

Denise alega que avisou aos funcionários do posto de saúde que a cadela estava prenha. Segundo Denise, eles afirmaram que não havia problema. “Capacitem quem for trabalhar com a vacinação, orientem sobre qual animal pode ou não ser vacinado. Nossos animais são parte da família”, disse.

Apenas um dos quatros filhotes nasceu com vida. (Foto: Cortesia à Gazetaweb)

O médico veterinário que atendeu a cadela de Denise também alegou ter encontrado outro caso parecido no mesmo dia. O veterinário, que não quis se identificar, atendeu um cachorro, da raça labrador, que havia recebido a vacina mesmo doente, o que agravou a saúde do animal.

“Esses casos, infelizmente, são muito comuns em época de vacinação. A antirrábica contém um antígeno que provoca aborto em cadelas prenhas”, explicou o profissional

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (CCZ), informou que não existe contraindicação da vacina antirrábica para animais gestantes. Disse, no entanto, que os profissionais não aconselham vacinar no fim da gestação em decorrência do esforço, mas não por causa da vacina em si.

Informou ainda que as vacinas são aplicadas por um agente de endemias ou de saúde, ou estudantes de veterinária e zootecnia supervisionados. “Todos passam por treinamentos específicos para a Campanha”, comunicou a SMS.

Por Tais Albino

Fonte: Gazetaweb

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.