Gavião-tesoura é resgatado de cativeiro em Palmas. — Foto: GMP/Divulgação

Mulher liga para guarda ambiental e entrega gavião que mantinha em cativeiro

Uma ave da espécie gavião-tesoura foi resgatada na tarde desta segunda-feira (28) em Palmas, TO. A solicitação de recolhimento do animal foi feito pela própria mulher que o mantinha preso. Segundo a Guarda Metropolitana do Município, a moradora não foi multada porque fez entrega voluntária.

A GMP informou que se o animal silvestre fosse resgatado através de denúncia por terceiros, a proprietária poderia ter sido multada. O resgate foi feito nas proximidades do Setor Jardim Aureny III, região sul da capital. A equipe de fiscalização da Inspetoria Ambiental confirmou que o animal tinha sinais de domesticação.

A ave silvestre foi levada para o Centro de Fauna do Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) onde vai receber os cuidados necessários até poder voltar ao habitat natural.

A Inspetoria Ambiental reforça que moradores podem e devem denunciar casos de animais silvestres vítimas de maus tratos em áreas urbanas. As denúncias podem ser feitas nos telefones 153 ou 190.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.