Mulher resgatou um filhote machucado na Bósnia. Agora está em uma missão para construir um abrigo para cuidar dos animais de rua

181
Fotos: Vera Andric-Osmic
Fotos: Vera Andric-Osmic

Quando você vive em um país cheio de animais de rua, é difícil resistir a resgatar a todos e levá-los para casa com você. Você quer ajudar a todos, não apenas um ou dois. Isso é o que parece ter acontecido com Vera Andric-Osmic da Bósnia. Desde sempre uma apaixonada por animais, Vera sempre alimentou os cães que vagavam pelas ruas de Brcko. Mas depois que sua filha encontrou um pequeno filhote deitado em seu próprio sangue após ser atropelado por um carro, ela levou sua paixão por ajudar animais para o próximo nível.

O filhote que roubou seu coração

Os filhotes fazem isso, não fazem? Eles olham para você com aqueles grandes olhos castanhos e roubam seu coração instantaneamente. Mas com esse filhote foi diferente. Ele tinha sido atingido por um carro e precisava de ajuda o mais rápido possível.

Falida e incapaz de levá-lo ao veterinário, Vera levou-o para sua casa para cuidar dele. Vera e sua filha publicaram a história no Facebook e ficaram emocionadas por ver que as pessoas queriam ajudar. Graças a Vera, sua filha, e todas as pessoas maravilhosas que vieram ajudar através do Facebook, o pequeno filhote recebeu o tratamento que precisava e finalmente está curado.

Um pouco depois do acidente com o filhote, Vera e sua família resgataram outros filhotes dos catadores de cães e os levaram para sua casa para cuidar deles. Mais uma vez elas pediram por ajuda no Facebook e conseguiram o que precisavam.

O abrigo ilegal

Plantada como uma semente em sua mente, Vera e sua família decidiram construir um abrigo em seu quintal para conseguir cuidar de mais animais. Infelizmente, não demorou para que as pessoas começassem a reclamar do abrigo, e após os fiscais visitarem seu quintal, Vera recebeu notícias decepcionantes: só permitiam que elas tivessem três cães em sua casa. Mesmo assim, ela se recusou a deixar que esse revés a impedisse de continuar sua missão de ajudar os animais de rua na Bósnia.

Em contrapartida, ela construiu um abrigo em um terreno alugado e continuou salvando e conseguindo adoção de cães na Inglaterra. Era tudo ilegal, ela disse, porque o país não quis ajudá-la.

Mas as coisas acabaram bem, apesar de tudo. Oito cães foram adotados na Inglaterra eles podiam receber cães diariamente. A missão de Vera estava acontecendo. Então, outro problema apareceu: o terreno que eles alugaram para o abrigo foi vendido e tiveram que se mudar.

Transportando cães da Bósnia para a Inglaterra

Após três anos economizando dinheiro, Vera e sua família finalmente conseguiram comprar um terreno para construir um abrigo para cães. Apesar de seus poucos recursos, eles conseguiram resultados incríveis por meio de seu trabalho impressionante. Eles já cuidaram de mais de 100 cães e esterilizaram e conseguiram adoção para cerca de 50. Impressionante ou não?

Porém, o abrigo ainda precisa de muito trabalho. Ele precisa de uma cerca, um piso, eletricidade, assim como comida regularmente e outras necessidades. Atualmente, com 20 cães no abrigo, Vera e sua família estão desesperadas em busca de ajuda.

Quer ajudar?

Vera e sua família já ajudaram muitos animais, mas como você pode ver, não tem sido uma jornada fácil. Mostre seu apoio a Vera participando do seu grupo no Facebook, e se você puder, faça uma doação para Vera através do PayPal em veraandric@outlook.com.

Como alternativa, você pode doar direto através de sua página na plataforma JustGiving na qual eles estão tentando arrecadar dinheiro suficiente para construir uma cerca.

Com a sua ajuda, o abrigo pode ter tudo o que precisa e Vera e sua família poderão ajudar mais cães na Bósnia e dar a eles uma segunda chance de viver na Inglaterra!

Por Lauren Kearney / Tradução de Gabriela Tomanini

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.