Mutirão de Castração em Pinhais (PR) atende 595 animais

Mutirão de Castração em Pinhais (PR) atende 595 animais

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou mais um mutirão de castração que atendeu 595 animais entre cães e gatos, de ambos os sexos. A ação foi direcionada ao público que já havia se cadastrado previamente para realização do procedimento cirúrgico de forma gratuita. No mês de agosto, 514 animais já haviam sido atendidos.

Para que estivessem habilitados a levarem seus animais para a castração, os proprietários participaram de uma palestra onde receberam noções do procedimento, cuidados com o pós-operatório e orientações sobre a legislação de proteção e bem estar dos animais. A participação nesta atividade é requisito obrigatório para fazer parte do Projeto Castração. Feita a castração, os animais passaram pelo atendimento pós-cirúrgico e receberam um microchip para alimentar uma base de dados mundial.

A médica veterinária Solange Marconcin, da Seção de Defesa e Proteção Animal, ressalta que são mais de 1100 animais castrados em dois meses. “Desta forma, reduzimos de forma significativa e eficaz a fila. Com a redução da demanda conseguiremos diminuir a espera para novos inscritos no projeto, devido ao credenciamento de clínicas veterinárias”, comenta.

Projeto Castração

Para participar, é necessário fazer o cadastro na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, levando documentos pessoais, comprovante de renda (renda familiar até 3 salários mínimos) e comprovante de residência, pois o projeto é somente para moradores de Pinhais. Vale destacar que uma palestra é um pré-requisito obrigatório, para que o cadastro seja efetivado e o procedimento cirúrgico seja feito. Entre outros temas abordados por meio desta ação é possível compreender a epidemiologia do abandono e a importância de castrar seus animais.

Guarda responsável

Essas ações integram o projeto de Guarda Responsável, que entre outras coisas, visa a educação e conscientização dos proprietários, sobre os cuidados necessários ao bem estar de seus bichinhos, além de contribuir para a redução do número de animais nas ruas do município.

Serviço

Mais informações com a Seção de Defesa e Proteção Animal pelo telefone (41) 3912-5705 ou e-mail: [email protected].

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *