Não é possível esconder a verdade!

Por Sônia T. Felipe

Da área não tomada pelas águas nesse planeta que devastamos, 30% hoje é destinada à agricultura para alimentação de animais não-humanos.

Eles consomem 70% do total de grãos e cereais colhidos ao redor do mundo.

A carne desses animais devolve míseros percentuais do total de proteína nela investida. No caso da carne bovina, apenas 4%, frangos devolvem 17% e porcos 12% do total de proteína investida pela ração.

Temos quase 1 bilhão de pessoas desnutridas e quase três bilhões de outras comendo excesso de proteína animalizada. Do planeta se tira a força, cultivando grãos e cereais com insumos e biocidas. Dos animais se tira a vida, ao criá-los e fabricá-los para serem enviados à câmara de sangria.
Os animais são forçados a comer esses grãos e cereais cheios de veneno. São 3 bilhões de kg de pesticidas aplicados anualmente no cultivo de grãos e cereais ao redor do mundo. Os animais adoecem com esse alimento envenenado. Morrem. Os que não morrem são mortos para o corte de carnes.

As vacas são exploradas pela extração de dezenas de litros de leite, quando, por natureza, o suficiente para alimentar seu bezerro não passaria de dois a três litros de leite por dia. Seus bebês são tirados delas em menos de um dia após saírem do útero e levados para as jaulas de vitela, onde ficarão por quatro meses. Serão mortos pela indústria da carne de vitela.

udo o que os 56 bilhões de animais abatidos por ano comem, toda a água que bebem, eles urinam e excretam. Aquela montanha de grãos e cereais que custou a vida das florestas vira outra, agora de excrementos e urinas carregados de amônia, a forma tóxica do nitrogênio liberada em gás. Uma vaca excreta por dia o equivalente ao que 20 humanos excretam.

O ser humano, com sua dieta onívora insana, inventou a mágica de transformação de florestas nativas em maracanãs de excrementos espalhados pelo planeta afora, dos quais um quarto é carregado de fósforo e três de nitrogênio. Dessa montanha, não bastasse o gás metano já expelido pelos animais com digestão por fermentação entérica, ainda saem mais gás metano e amônia, destruindo a pureza do ar e contribuindo para o efeito estufa.

Tudo isso é o que exala do prato centrado em carnes, laticínios e ovos.

E há quem ouse afirmar que a dieta vegana, se fosse adotada por todos os humanos, acabaria por destruir o resto das florestas. Se todos os humanos adotassem a dieta vegana, as áreas hoje cultivadas para alimentar os animais não-humanos fabricados para comida seriam cultivadas com alimentos variados destinados aos humanos. Seria possível sustentar o dobro de humanos hoje mantidos com os alimentos animalizados.
Paz para o planeta. Paz para os animais. Paz para a humanidade. Diet(Ética) Vegana.


{article 105}{text}{/article}

Olhar Animal – www.olharanimal.org


Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *