Nº de animais abandonados preocupa protetores e equipe do canil de São Carlos, SP

Nº de animais abandonados preocupa protetores e equipe do canil de São Carlos, SP
Canil conta com 190 cães, 270 gatos e alguns cavalos (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)

O número de animais abandonados nas ruas de São Carlos (SP) preocupa protetores e a equipe do Canil Municipal. Segundo eles, as regiões com mais casos são Jardim Zavaglia, Antenor Garcia e Cidade Aracy I e II, e a prática aumentou nos últimos meses.

“Somos em 15 protetoras, basicamente toda semana a gente recebe um pedido de ajuda para ir resgatar e acolher esse animal que está na rua”, afirmou a psicóloga Aline Vincci Griffo, integrante do Grupo ProAnimal.

Atualmente, a associação atende 12 bichos. Ela oferece cuidados e depois disponibiliza os animais para adoção.

“A gente leva para um atendimento veterinário, para avaliar as condições desse animal, se ele tem uma doença contagiosa que possa comprometer os outros animais da casa”, afirmou.

Associação recolhe animais das ruas e oferece cuidados para que possam ser adotados (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Associação recolhe animais das ruas e oferece cuidados para que possam ser adotados (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)

Abandono recorrente

Apenas no canil já são 190 cães, 270 gatos, além de alguns cavalos. “Nós estamos fazendo uma triagem muito rígida, recolhendo somente os animais vítimas de maus-tratos, atropelados, em risco ou que oferecem risco à população”, disse o diretor do Departamento de Proteção Animal, Guilherme Marrara.

Além de recolher e manter os animais, o departamento oferece a castração gratuita, uma forma de tentar diminuir o número de bichos sem tutores.

“Oferecemos o trabalho de castração gratuita, dando prioridade aos animais de bairros carentes, onde há pouco poder aquisitivo e geralmente o maior número de animais abandonados. Muitas vezes, a pessoa não tem condições de castrar os seus animais, então eles ficam na rua dando cria até duas vezes ao ano”, afirmou o diretor.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *