Número de castrações em cães e gatos aumenta 57,8% em Rio Claro, SP

A contratação de mais médicos veterinários e o remanejamento de outros profissionais estão entre motivos para o aumento de cirurgias. Ausências geram transtornos.

93
Moradora levando cão para castrar em Rio Claro (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)
Moradora levando cão para castrar em Rio Claro (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)

O número de castrações de cães e gatos cresceu 57,8% no último mês em Rio Claro (SP). Em abril foram 412 atendimentos contra 261, em março. A contratação de mais médicos veterinários e o remanejamento de outros profissionais é um dos motivos do aumento de cirurgias.

VÍDEO: Número de castrações de cães e gatos aumenta 57% em 2018 em Rio Claro

Fila de espera

Mesmo com o aumento, a fila de espera pela castração tem 4,5 mil animais. O agendamento para cirurgia é um dos principais meios para realização do serviço, que é feito gratuitamente.

Porém, uma das principais dificuldades são as desistências. O atendimento é feito em dois horários e muitas pessoas marcam, mas não levam o animal. Segundo o gerente do Centro de Zoonoses, Diego Reis, são cerca de 10% de ausências.

“É uma série de fatores, alguns trocam de número de telefone e não nos avisa. Se houvesse esse contato, ajudaria completar nosso serviço. Perdemos tempo em alguns casos tentando localizar os proprietários para castrar os animais”, disse o gerente.

Veterinária explica importância da castração em Rio Claro (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)
Veterinária explica importância da castração em Rio Claro (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)

Castração

O gerente explica que a contratação de novos funcionários e remanejamento de outros para a área foram os fatores que dobraram a capacidade de atendimento, que hoje é de 25 animais por dia.

“Optamos por colocar os médicos veterinários que tem uma carga diária de oito horas para o projeto de castração. Os outros que têm uma menor carga horária estão trabalhando em outras demandas das Zoonoses”, disse Reis.

Alguns donos de cães e gatos levam até um ano para conseguir agendar o serviço. A meta do projeto é reduzir esse tempo de espera para quatro meses. Segundo a veterinária, Amanda Borotti, a castração é importante para manter o controle populacional dos animais.

“O número de cachorros e gatos abandonados nas ruas cai. Para o animal é bom porque ele pode ter uma vida mais longa, pois evita alguns problemas com doenças”, contou a veterinária.

Beneficiados

A cirurgia é eficiente e rápida. Os donos dos animais os deixam no centro e retornam depois de três horas. A dona de casa Maria José Conceição disse que tem vários cães e já conseguiu castrar quase todos sem pagar nada.

“Todos já foram castrados quase todos, só falta agora uma cachorra que tenho em casa. E não paguei nada”, contou.

A dona de casa Vera Marcus disse que essa foi a primeira vez que precisou realizar no serviço. Ela recolhe animais de rua frequentemente. ”Meu filho veio aqui e agendou após uma desistência. No outro dia já ligaram para marcar e castrar, foi muito rápido”, disse.

O serviço de castração de cães e gatos é gratuito e o agendamento pode ser feito pelo telefone (19) 3535 4441.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.