OAB-AM recebe dois novos casos de agressão a animais dentro da Ufam

OAB-AM recebe dois novos casos de agressão a animais dentro da Ufam
A cadela 'Pretinha' foi morta nesta semana após ser agredida com uma chave inglesa (Foto: Divulgação)

Novas denúncias de maus-tratos a animais na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) chamou a atenção de Comissão Especial de Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) neste sábado (17). Uma manifestação está prevista para a próxima segunda-feira (19) no ICHL.

De acordo com a presidente da comissão, Ana Lúcia Nogueira, outros dois cachorros foram encontrados com sinais de agressão no campus universitário. Os animais foram socorridos e estão em observação em uma clínica veterinária.

“A cadela sofreu uma fratura nas patas e nós acreditamos que isso aconteceu de ontem para hoje. O outro cachorro foi encontrado bastante ensanguentado, mas ainda não dá para saber se ele foi realmente agredido. Estamos aguardando o laudo do veterinário para comprovar se houve mesmo a agressão no caso dele”, explicou ela.

Segundo a advogada, os casos de maus-tratos a animais dentro da universidade estão se tornando mais recorrentes e a Comissão irá acompanhar de perto todas as denúncias. No início da semana, a cadela “Pretinha”, mascote dos alunos, morreu após ser agredida com uma chave inglesa por um funcionário que prestava serviços dentro do campus. A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) está investigando o caso.

“A Comissão vai acompanhar este caso e estamos indo até a Ufam para localizar testemunhas para explicar o que aconteceu. É inadmissível que casos como esses estejam acontecendo dentro a Universidade”, lamentou Nogueira.

Ainda segundo a advogada, em outubro do ano passado a Comissão entrou com uma representação no Ministério Público para que a Ufam se manifestasse sobre os casos de maus-tratos que vinha acontecendo à época. “Alguns alunos e até professores são favoráveis a essas agressões. Mas isso não pode continuar acontecendo. Por isso, vamos continuar cobrando providências e requisitar força policial caso haja necessidade”, destacou a advogada.

De acordo com a Comissão de Defesa dos Animais da OAB Amazonas, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) será comunicada sobre os novos episódios de agressões a animais.

Manifestação

Na segunda-feira (19) a Comissão de Defesa dos Animais vai mobilizar uma manifestação, às 12h, no Campus Universitário da Ufam para combater os casos de maus-tratos. Na terça, conforme a comissão, as testemunhas do caso “Pretinha” serão ouvidas na Dema.

Por Kelly Melo

Fonte: A Crítica

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *