Omelete de grão-de-bico com cogumelos

Omelete de grão-de-bico com cogumelos

RECEITAS papacapim omeletedegraodebico

Ingredientes

  • 4 cs de farinha de grão-de-bico (usei uma colher medidora, rasa, pra ficar bem preciso)
  • 150ml de água
  • 2 cogumelos marrons frescos cortados em fatias (ou os cogumelos frescos que você preferir – um punhado depois de picados)
  • Duas pitadas de tomilho (seco ou fresco)
  • Pimenta do reino e sal a gosto (de preferência sal preto do Himalaia, que tem aroma e sabor de ovo)
  • Azeite

Preparo

Dissolva a farinha em um pouquinho de água até ficar cremoso e sem grumos. Acrescente o resto da água, cubra e deixe descansar na geladeira durante uma noite (12 horas).

Na manhã seguinte aqueça, em fogo médio, uma frigideira pequena (idealmente com 22cm de diâmetro, medidos no fundo, não nas bordas) com 2cs de azeite. Refogue os cogumelos até eles amolecerem e dourarem um pouco.

Enquanto isso tempere a mistura de grão-de-bico com sal e pimenta do reino a gosto, mais o tomilho. Jogue mais 2cs de azeite sobre os cogumelos refogados e despeje a mistura de grão-de-bico devagar, em um movimento circular do centro em direção às bordas. Imediatamente aumente o fogo e fique do lado do fogão. Espere 10 segundos e reduza o fogo pra médio. Esses 10 segundos iniciais são importantes pra criar uma crosta crocante e facilitar na hora de virar o omelete. Cozinhe em fogo médiobaixo até a parte de cima adquirir um aspecto de cozida. Use uma espátula de metal fina (essencial!!!) pra dar uma olhada na parte inferior do omelete e ter certeza que não está queimando (nesse caso baixe o fogo). Vire o omelete e deixe cozinhar até ficar bem dourado do outro lado. Às vezes aumento o fogo novamente durante os últimos segundos pra acelerar o processo e deixar o outra lado crocante, mas sempre ficando do lado pra não correr o risco de queimar. Na minha cozinha esse omelete leva, ao todo, uns 1015 minutos pra ficar pronto. Com o tempo você vai adquirir prática e esse processo vai parecer bem menos complicado e intimidante.

Sirva imediatamente. Rende uma porção.

Dicas

A receita fica ainda melhor com uma cebolinha verde em rodelas finas (coloque na frigideira junto com os cogumelos, depois que eles estiverem cozidos, e refogue por alguns segundos antes de despejar a massa).

Foram usadas 4cs de azeite para uma porção. Pode parecer muito, mas lembre que grão-de-bico não tem praticamente gordura nenhuma, então fica tudo tranquilo.

Triplique a receita e guarde a mistura farinha de grão-de-bico + água na geladeira para quando bater a vontade inesperada de omelete vegano. A mistura se conserva muito bem durante vários dias e deixa tudo muito mais prático e rápido.

Fonte: Papa Capim

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.