Onça atropelada está em estado grave em Cuiabá, MT

Onça atropelada está em estado grave em Cuiabá, MT

A onça-parda, da espécie Puma concolor, resgatada em uma ação conjunta do Batalhão Ambiental (BPA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), após ser atropelada na segunda-feira (18), passou por cirurgia nesta sexta (22). A informação foi confirmada pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

A bióloga responsável pelo centro, Elaine Cristina, informou que o animal ainda está na fase de pós-operatório, período em que deve ser avaliada a resposta dele à cirurgia.

“Não tenho como adiantar muita coisa, mas ela está sob os cuidados do veterinário e ele é que pode avaliar. Nesse primeiro momento, estamos reunindo esforços para tratar e recuperar o animal. Tudo está sendo avaliado, pois, na realidade, a cirurgia realizada foi para tratar várias fraturas, na perna, na bacia, por isso, a situação é delicada”, diz.

“O animal está sob a nossa responsabilidade no Cetas, porém, qualquer pessoa que se aproxime desse animal, ele estranha, porque não está acostumado com contato humano. Quem está se aproximando mais dele é o tratador, que o alimenta, e o veterinário, que está fazendo a avaliação de como está se comportando em 24h, 48h e como o corpo vai reagir após a cirurgia”, explica Elaine.

O momento, segundo a bióloga, é de observação e aplicação dos medicamentos para ajudar na recuperação da onça.

“A gente também está com essa expectativa de saber como é que serão os próximos dias dela, como será a recuperação e se ela vai conseguir se alimentar direito. Estamos fazendo o possível para recuperar e tentar salvar a vida desse animal, que ainda corre risco, já que a cirurgia foi delicada”, disse a bióloga.

Fonte: 24 Horas News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *