Onça encontrada em escritório de empresa é devolvida à mata

Onça encontrada em escritório de empresa é devolvida à mata
O felino no escritório onde foi encontrado em Itapecerica da Serra (Foto: Polícia Militar Ambiental)

Há dez dias, os funcionários de uma empresa de venda e aluguel de contêineres de Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, foram recebidos de uma maneira diferente. Assustados com o que viram, chamaram o Corpo de Bombeiros. Em algumas horas uma operação foi montada para resgatar uma onça-parda que tinha se esgueirado no escritório da recepção.

Na tarde desta quarta-feira (23/8), o felino, um macho de aproximadamente dois anos de idade, foi reintroduzido ao seu habitat na Floresta Estadual Reserva do Morro Grande, no município paulista de Cotia.

De acordo com Cristina Harumi Adania, médica veterinária e coordenadora de fauna da Ong Associação Mata Ciliar, que participou do resgate, a deia inicial era de que a soltura fosse realizada no mesmo dia da captura, mas um incêndio nas proximidades atrasou a operação. Para os Bombeiros, a onça possivelmente se refugiou no escritório para se esconder das chamas.

Pesando cerca de 50 quilos e com expressivamente saudável, o animal foi batizado de Granito. Isso porque Itapecerica fica em uma rocha granítica escorregadia. A onça-parda também é conhecida no Brasil como suçuarana. A espécie é oriunda da Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta.

Granito ficou nove dias na Ong recebendo cuidados (Foto: Polícia Militar Ambiental)

Granito ficou nove dias na Ong recebendo cuidados. Passou uma avaliação completa e recebeu um chip de identificação. Na manhã desta quarta, os especialistas deixaram uma caixa na mata, onde a onça se escondeu. Por isso, não houve a necessidade de anestesia para a soltura.

Segundo Cristina, o animal foi solto nas proximidades do lugar onde foi resgatado para poder facilitar o seu reconhecimento da área.

De acordo com o tenente Renan Escobar, comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar Ambiental, as queimadas, além de configurar crime, causam danos imensuráveis à flora, fauna e a todo o ecossistema.

A ação de soltura foi realizada pela Mata Ciliar em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, que já tinham participado do resgate, e da Sabesp, que mantém reservatórios de água na região.

Veja o vídeo da soltura da onça:

Por Silene Silva

Fonte: Revista Globo Rural

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *